O encerramento da estação de correios da Areosa em Gondomar sofreu a contestação da autarquia. Fonte da Câmara Municipal de Gondomar disse ao JPN que a administração dos Correios de Portugal (CTT) reuniu com Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, e com Nuno Fonseca, presidente da junta de freguesia de Rio Tinto, para propor “a construção de um novo balcão dos CTT nas imediações do atual posto” como alternativa.

No entanto, a Câmara de Gondomar recusa fechar, por agora, o balcão. “Face ao número de utilizadores que o posto de correios da Areosa tem, a Câmara de Gondomar e a junta de freguesia de Rio Tinto fizeram sentir à administração dos CTT a necessidade de manter o posto aberto até se encontrar uma alternativa”, adianta a mesma fonte.

“Administração [dos CTT] continua a agir de uma forma cega”

Noutro plano, vai ser construído junto ao Hospital São João um novo posto dos correios para aglomerar os utentes dos balcões da Asprela e do Amial. A decisão é criticada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP).

Em comunicado, o MUSP considera que a alternativa criada pelos CTT é uma “demonstração de que a administração (…) continua a agir de uma forma cega, sem ter o cabal conhecimento da localização de cada um” e que o encerramento vai afetar “não só os mais idosos, mas também a restante população”, já que a estação “se encontra localizada numa zona particularmente movimentada, com muita oferta de comércio e de serviços”.

A nota refere ainda que o posto de correios do Amial serve não só os moradores de Paranhos, mas também os residentes de São Mamede de Infesta, dos bairros do Regado, Carriçal, Agra do Amial, Paranhos, São Tomé e Bom Pastor, bem como os “imensos alunos que frequentam as escolas do Ensino Superior, como é o caso do ISEP”.

O MUSP declara que “dizer que a estação do Amial será substituída por uma que irá abrir nas redondezas não é verdade”, porque fica “muito longe da atual e com acessos muito sinuosos, principalmente para os que têm dificuldades de mobilidade”.

O Partido Comunista Português (PCP) organizou, esta segunda-feira, uma manifestação em frente ao posto do Amial a contestar o encerramento do balcão.

Ilda Figueiredo, vereadora da Câmara Municipal do Porto pela Coligação Democrática Unitária (CDU), adiantou que vai levar o assunto para ser discutido na próxima reunião da Câmara do Porto que acontece na terça-feira (dia 6).

A administração dos CTT anunciou, em comunicado, esta segunda-feira, a criação de 19 postos de correios, depois de ter anunciado o encerramento de 22 postos,“limitando assim a redução a três”. A empresa diz assegurar “a proximidade às populações, com 2366 pontos de acesso” e  avança a “abertura de 13 novos estabelecimentos postais”, com seis estações de correio ainda em negociação.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro