É a segunda vez em menos de quatro anos que o Teatro Universitário do Porto (TUP) tem de fazer as malas. Depois de em 2014 ser transferido do número 65 da Travessa de Cedofeita para a Praça Coronel Pacheco, o grupo enfrenta agora uma segunda mudança. A boa notícia é que está escolhido a futura morada: o TUP vai passar para as antigas instalações dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), na Rua da Boa Hora. Quando, ainda é uma incógnita

“Soubemos que teríamos de sair no final de junho, aquando da venda do antigo Colégio [Almeida Garrett], mas oficialmente só falaram connosco mais tarde. Em novembro, recebemos uma carta a informar que teríamos de abandonar o espaço até ao fim do ano”,  conta Joana Mont’Alverne, da direção do TUP, ao JPN. Mas essa mudança não aconteceu ainda. “Procuramos respostas junto da Reitoria para que, passo a passo, pudéssemos negociar a saída e tivéssemos a garantia de que a UP nos atribuía um espaço com condições”.

A companhia visitou o novo local em agosto e apesar de estar em melhor estado do que as atuais instalações do TUP, o edifício vai ser alvo de um processo de requalificação que está a cargo da Reitoria. “Foi-nos garantido que só faríamos a mudança quando o edifício reunisse condições para que continuassemos imediatamente a atividade e não houvesse uma quebra nas aulas do curso de iniciação à interpretação”, explica a presidente da direção.

Na próxima sexta-feira, a direção do TUP vai reunir com Rui Ramos, vice-reitor para o Património Edificado, Desenvolvimento Sustentável e Bem-Estar da UP e o arquiteto Luís Soares Carneiro. Idealmente, tudo estará pronto até ao final de junho e a companhia será avisada com dois meses de antecedência para proceder à mudança. Contudo, ainda não sabem ao certo em que condições este espaço lhe será cedido ou por quanto tempo pode lá permanecer.

As antigas instalações dos SASUP vão servir como espaço de ensaio e armazenamento, mas não de apresentação. Joana Mont’Alverne espera que com a mudança para um local em melhor estado, o TUP construa “um espaço ativo culturalmente” onde possam “fazer novas atividades e alargar a intervenção”.

70 anos de TUP

2018 marca o 70º aniversário do Teatro Universitário do Porto. Joana Mont’Alverne explica que, por estarem dependentes da mudança, ainda não têm programa oficial, mas que pretendem comemorar. “Vamos tentar celebrar o aniversário de forma regular, com workshops, divulgação mensal do espólio da companhia e atividades especiais no dia 13 de dezembro, o dia do aniversário”.

Para já, o TUP começa a preparar uma nova peça com os alunos do curso de iniciação à interpretação, que deve estrear no fim de junho. A presidente da direção diz também que, depois de dois anos sem participar, a companhia tentará estar presente no FATAL (Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa) e no MITEU (Mostra Internacional de Teatro Universitário de Ourense).

Artigo editado por Filipa Silva