São esperados mais de 850 estudantes na 11ª edição do IJUP. Entre quarta e sexta-feira os estudantes do 1º e 2º ciclos apresentam, discutem e debatem ciência no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Maria João Ramos, Vice-Reitora da Universidade do Porto para a Investigação e Desenvolvimento e Coordenadora da Comissão Científica do IJUP, faz um balanço positivo das 11 edições anteriores. Para a coordenadora a apresentação da ciência “aos mais pequeninos (em termos científicos)” é muito importante. “Hoje em dia uma boa universidade tem de ter não só um bom ensino como também deve ter uma boa investigação”, afirmou.

Para esta edição está prevista uma novidade. “Vamos pela primeira vez instituir prémios científicos. Não são monetários, mas de reconhecimento de qualidade. Vão ser entregues certificados ao melhor poster e à melhor apresentação. O objetivo é, em edições futuras, entregar prémios mais significativos, como livros”, revela a docente.

Seleção dos trabalhos

Os mais de 400 trabalhos científicos que vão ser apresentados durante os próximos três dias são aprovados pela Comissão Científica do IJUP. Fazem parte desta comissão 20 docentes representativos de todas as unidades orgânicas e institutos da Universidade do Porto.

Maria João Ramos explica o processo: “o representante (ou representantes) leem os trabalhos todos da sua área específica e escolhem aqueles que têm qualidade. Se for considerado de qualidade, é aceite. Isto é exatamente o que acontece nos congressos internacionais, há sempre uma comissão científica que julga os trabalhos”. A vice-reitora realça, no entanto, que a percentagem de rejeição dos trabalhos não é superior a 10%.

Competências necessárias e competências adquiridas

Na opinião de Maria João Ramos as competências necessárias para um estudante participar no IJUP são “puramente científicas”. “O que interessa é simplesmente a qualidade científica do trabalho”, sublinha.

Contudo, com a participação neste evento a docente acredita que o estudante consegue adquirir outras competências importantes, como por exemplo “saber apresentar e comunicar oralmente e saber como resumir e simplificar um trabalho extenso e complexo”.

A sessão de abertura da 11ª edição do IJUP está marcada para esta quarta-feira às 10h30.