A Linha de Leixões volta à discussão, este mês, no Conselho Metropolitano do Porto (CmP) com uma nova proposta do coordenador metropolitano dos Transportes e da Mobilidade. Marco Martins apresenta como solução a criação de uma ligação entre Vila Nova de Gaia-Campanhã-Leixões para passageiros. A proposta implica que a Linha de Leixões deixe de passar por Ermesinde.

No novo projeto, a partir de Leixões, a linha seguiria de S. Gemil (Maia) para Forno (uma nova estação em Rio Tinto) em vez de Águas Santas. Desta forma, a ligação entre Forno-Contumil-Campanhã deixaria de fora a zona de Ermesinde.

No sentido oposto, Vila Nova de Gaia ligar-se-ia a Campanhã e, depois de S. Gemil, seguiria para uma nova estação na Asprela (Pólo Universitário), seguindo-se São Mamede de Infesta e um novo apeadeiro em Arroteia (Leça do Balio), com destino final em Leixões.

Nova proposta permite “ligação direta de Campanhã à Linha de Leixões e a alguns pólos importantes”

A linha desenhada pelo autarca de Gondomar é a alternativa ao projeto de resolução do PCP. Aprovado há menos de um mês, a resolução recomenda ao Governo a reabertura do serviço de transporte de passageiros entre Leixões e Ermesinde, com ligação a Campanhã. A Linha de Leixões, que ligava a zona a Ermesinde, já foi reaberta entre 2009 e 2011, mas a fraca utilização levou ao seu encerramento.

Na solução do Partido Comunista estaria planeada a reativação da estação de Guifões, a criação de um apeadeiro junto à EFACEC e uma plataforma intermodal em Leixões, com ligação à estação de metro de Senhor de Matosinhos. Ambos os projetos têm um ponto comum no que toca à construção da nova estação na Asprela, assim como a construção do apeadeiro na Arroteia.

De acordo com o coordenador, a nova proposta permite “ligação direta de Campanhã à Linha de Leixões e a alguns pólos importantes” como a zona industrial da via norte, perto da EFACEC, e o Pólo Universitário.

“Se houver vontade política e técnica, é algo que pode entrar em funcionamento até ao verão deste ano”

Por outro lado, a redefinição do desenho da linha, ao ligar Contumil a S. Gemil, permite que o comboio não tenha de “percorrer o percurso todo até Ermesinde e aí inverter o sentido da marcha” como acontece na ligação Campanhã-São Bento.

Noutro plano, Marco Martins acrescenta que a proposta retoma uma solução já antiga ” que é a de que a origem dos comboios que vão para Leixões não seja Campanhã mas sim Vila Nova de Gaia. Isso permite fazer uma ligação direta entre o sul e o norte do Douro e, acima de tudo, fazer um traçado paralelo à linha amarela do metro do Porto”.

Quanto à criação das três novas estações em Arroteia, Asprela e Forno, o coordenador diz resultar “de uma vontade já antiga das Câmaras de Maia e de Matosinhos” que representará um investimento de “cerca de 200 mil euros”.

A proposta em causa não irá alterar o sistema de zonas Andante, garante o também autarca de Gondomar: “Mantém-se o que está em vigor agora”

Marco Martins pretende que a proposta, que vai ser apresentada no dia 23 de fevereiro, no CmP “promova um conjunto de reuniões com a Infraestruturas de Portugal e com a CP para agilizar a questão”. Quanto a prazos diz que “se houver vontade política e técnica, é algo que pode entrar em funcionamento até ao verão deste ano”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro