O executivo da Câmara do Porto aprovou, esta terça-feira, a aquisição de um terreno, situado na Rua Fonte do Outeiro (Paranhos), onde está atualmente o Campo do Outeiro – também conhecido como Campo do Cruz – tendo em vista a construção naquele local de um complexo desportivo. O novo equipamento vai acolher todos os clubes portuenses que queiram lá treinar.

A compra do imóvel no Outeiro desencadeou, durante a reunião pública, uma discussão entre o presidente da autarquia, Rui Moreira, e Álvaro Almeida, vereador sem pelouro pelo PSD.

O vereador mostrou-se preocupado com o futuro do Sporting Clube da Cruz. “A primeira reserva que eu tenho a esta aquisição é exatamente não garantir, de forma clara e expressa, que o Sporting Clube da Cruz continuará a ser o inquilino daquele terreno”, explicou.

Os investimentos mais recentes da CMP no desporto

INATEL

As obras no campo de Ramalde do INATEL começaram em agosto de 2016 e terminaram oito meses depois. O espaço vai crescer, segundo Rui Moreira na reunião de Câmara. “Nós vamos fazer um segundo relvado no INATEL”, adiantou.

FADEUP

Em Janeiro de 2017, o campo da FADEUP passou a incluir a rede de complexos desportivos municipais. A razão passa por haver um “défice” deste tipo de equipamentos na cidade.

COMPLEXO DESPORTIVO MONTE AVENTINO

Desde o início de 2018 que o complexo é gerido pela Federação Portuguesa de Ténis, ao abrigo de uma cedência de equipamento da CMP válida por um período de 20 anos. Vai ser feita uma remodelação no prazo de dois anos, com vista ao aumento da capacidade atual.

Segundo Rui Moreira, “aquilo que a Câmara vai fazer é adquirir o terreno, no sentido de construir ali um campo municipal. Serão garantidos os interesses do Sporting Clube da Cruz, prioritários relativamente a quaisquer outros”, afirmou.

Durante a reunião, Álvaro Almeida questionou várias vezes a existência de um acordo com o clube, ao que o presidente respondeu: “O Sporting Clube da Cruz, posso-lhe garantir, que está de acordo com esta solução e quer esta solução desesperadamente”.

Os custos para a utilização do complexo desportivo foram outra questão abordada durante a discussão. Até aqui, o Sporting Clube da Cruz pagará 150 euros por mês para jogar no campo do Outeiro. “Vai ser isso que ele vai continuar a pagar nas futuras instalações?”, inquiriu o vereador do PSD.

Rui Moreira disse que o clube vai ter de fazer ajustes segundo os regulamentos municipais. De acordo com Álvaro Almeida, este valor ronda os 30 euros por hora.

Segundo o vereador, o clube não tem condições financeiras para suportar esses custos. O Cruz terá cinco horas de treino por dia, o que refletiria custos diários iguais aos que tem por mês.

A proposta do executivo camarário foi aprovada com o voto contra de Álvaro Almeida do PSD. “O que nós estamos a fazer é a comprar um campo de futebol, despejar o inquilino e acabar com o inquilino”, rematou.

A Câmara do Porto já teve outras intervenções em equipamentos desportivos da cidade, como o Parque Desportivo de Ramalde e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. A iniciativa mais recente envolve o Complexo Desportivo Monte Aventino, cuja gestão foi entregue à Federação Portuguesa de Ténis (ver caixa).

Artigo editado por Filipa Silva