A Presidência da República elegeu a cidade do Porto para receber a próxima reunião dos intervenientes da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas Sem-Abrigo, avança o portal de notícias do município. Será a primeira vez que o encontro se realiza fora do Palácio de Belém e ainda não tem nada marcada.

De acordo com o mesmo site, o vereador Fernando Paulo, com os pelouros da Habitação e da Coesão Social, terá reunido esta semana em Belém, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República, já manifestou querer celeridade na implementação da Estratégia Nacional para os sem-abrigo.

No terceiro encontro sobre a estratégia nacional para os cidadãos sem-abrigo, o vereador Fernando Paulo apresentou à Presidência da República, um projeto que a autarquia qualifica como “pioneiro no país”. Trata-se do “Centro de Acolhimento de Emergência, que funciona nas antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano”.

O Centro de Acolhimento de Emergência, criado em setembro de 2017, tem como objetivo acolher 35 utentes sem-abrigo e surgiu “da parceria entre a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Segurança Social e o Centro Hospitalar do Porto”.

O plano de ação que hoje vigora no país começou em 2017 e “pressupõe a ativação de 100 medidas que envolvem habitação permanente, alargamento da intervenção na saúde e integração profissional dos cidadão sem-abrigo”. As normas vêm no seguimento “do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro