O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, está a desenvolver um projeto (FEEdBACk) que tem como objetivo promover a eficiência energética e a poupança de energia, traduzindo-se também numa redução na fatura ao fim do mês. Para isso, os investigadores do INESC TEC estão a desenvolver uma aplicação com uma interface “interativa e amigável”.

O projeto FEEdBACk tem um orçamento de 2,3 milhões de euros e é financiado pela Comissão Europeia. A iniciativa do INESC TEC conta com investigadores de sete países (Portugal, Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha).

Subir ou descer apenas um piso utilizando um elevador ou deixar os computadores ligados enquanto sai para almoçar. Estes são alguns dos hábitos que os investigadores querem alterar na sociedade através da aplicação. Filipe Joel Soares, investigador do centro de sistemas de energia do INESC TEC e responsável do projeto FEEdBACk, explicou ao JPN como é que app contribui para que os utilizadores adotem novos comportamentos.

Sistema envia mensagens como “Daqui a pouco está na hora de almoço, quando saíres desliga o monitor e apaga as luzes”

Há um “envio de uma mensagem significativa no contexto, naquele momento, mas em antecipação. Portanto, se a pessoa estiver para utilizar o elevador, para ir almoçar ou qualquer outra coisa, uns minutos ou segundos antes, recebe uma mensagem que tenha significado naquela altura. Por exemplo, se fosse almoçar, receberia antes uma mensagem a dizer ‘Daqui a pouco está na hora de almoço, quando saíres desliga o monitor e apaga as luzes’.”

O que diferencia o FEEdBACk de outros projetos semelhantes são as mensagens baseadas em previsões. De acordo com Filipe Joel Soares, existe uma base de dados que guarda as informações de cada utilizador, permitindo criar avisos personalizados baseados na rotina de cada pessoa.

O investigador acredita que a aplicação vai trazer mudanças significativas, uma vez que “há pessoas que reagem, por exemplo, através da competição e isso é uma das vertentes da aplicação”.

O projeto de três anos estará concluído até outubro de 2020

O responsável pelo projeto acrescenta que  as motivações dos utilizadores podem ser variadas: “Há pessoas que vão reagir à simples poupança de energia, outras à problemática ambiental, outras se calhar pela parte da solidariedade social”, uma vez que uma das ideias, ainda que não esteja ainda definida, é a possibilidade dos utilizadores depositarem numa conta para uma instituição de caridade uma parte da energia que poupam.

Esta aplicação incluirá jogos e questionários relacionados com tomadas de decisão do dia a dia relativamente a comportamentos energeticamente eficientes, assim como uma parte mais informativa com vídeos relacionados com a temática.

O projeto de três anos estará concluído até outubro de 2020. No entanto, uma versão inicial da aplicação estará disponível até ao final deste ano para telemóveis e computadores.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro