Portugal goleou nesta terça-feira a seleção azeri (8-1) e garante presença nas meias finais do Euro Futsal. O capitão português e o selecionador nacional, Jorge Braz, fazem um balanço do jogo frente ao Azerbaijão e preparam a meia-final de quinta-feira, às 17h00.

Portugal bateu a seleção do Azerbaijão, esta terça-feira, nos quartos de final por 8-1 e está nas meias-finais do Europeu de Futsal que decorre na Eslovénia.

A meia-final entre Portugal e Rússia está marcada para esta quinta-feira às 17h00 (hora de Portugal Continental). Nesta fase de competição estão ainda a Espanha e o Cazaquistão (20h00).

Os vencedores de cada jogo vão defrontar-se na final que vai decorrer neste sábado, dia 10 de fevereiro, pelas 20h45. O terceiro e quarto lugares serão disputados no mesmo dia a partir das 18h00, em Loubliana (Eslovénia).

Com quatro golos marcados no jogo, Ricardinho deixou uma mensagem otimista após o encontro com o Azerbaijão: “Estamos bem focados, com um compromisso muito grande e queremos continuar a passar essa mensagem dentro de campo”, declarou ao canal da Federação Portuguesa de Futebol (FPFtv)

Além do número 10 português, também marcaram Pedro Cary (dois), Bruno Coelho e Pany Varela. O capitão português, neste duelo, tornou-se o melhor marcador em fases finais de europeus com 21 golos, mais um que Konstantin Eremenko, jogador da seleção russa.

Também à FPFtv, o capitão português admite que bater o recorde “é um registo bonito”. Apesar de todas as marcas que já bateu, Ricardinho acredita que ainda tem espaço para “melhorar”.

Jorge Braz: “Sabia que íamos fazer um grande jogo”

Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, ressalta a qualidade dos 14 jogadores da seleção portuguesa e admite que “o jogo teve a sequência desejada” e superou as suas expectativas”pela forma clara e concentrada” como os seus atletas assumiram o plano de jogo. “Sabia que íamos fazer um grande jogo”, rematou.

A vitória por 8-1 garantiu a Portugal a responsabilidade de manter a fasquia elevada, já que esta foi a maior goleada de sempre em europeus. O selecionador da equipa das quinas garantiu que a equipa sabe qual é o seu dever: “Estamos cá com a responsabilidade que assumimos quando iniciámos o processo de preparação”.

O técnico luso confessa que o encontro programado para quinta-feira é “um jogo muito difícil”, porém garante que se vão preparar para dar continuidade aos bons resultados até aqui alcançados.

Portugal nos Europeus de Futsal

  • 1996: Portugal não se qualificou para o Europeu
  • 1999: Portugal não passou a fase de grupos – empatou com Itália (3-3) e perdeu com a Rússia (3-1)
  • 2001: Portugal não se qualificou para o Europeu
  • 2003: Portugal empatou com Espanha (3-3) e perdeu com a Bélgica (3-2)
  • 2005: Portugal perdeu com Itália (8-3) e com a Espanha (3-1)
  • 2007 (4º lugar): Rússia x Portugal: 3-2
  • 2010 (2º lugar): Espanha x Portugal: 4-2
  • 2012 (quartos de final): Itália x Portugal: 3-1
  • 2014 (4º lugar): Espanha x Portugal: 8-4
  • 2016 (quartos de final): Portugal x Espanha: 2-6

Desde 2010 que Espanha, Ucrânia, Rússia e Portugal estão nos quartos de final. A Rússia já conta com quatro presenças seguidas nas meias-finais. Portugal foi o único (dos quatro países) que não esteve presente nesta fase da prova no último europeu da modalidade.