As Câmaras Municipais da Maia e de Valongo defendem a inclusão de Ermesinde na Linha de Leixões. Esta posição complementa a proposta de Marco Martins, coordenador metropolitano dos transportes e mobilidade, que tem em vista uma ligação entre Vila Nova de Gaia e Leixões que passa por Campanhã, mas exclui Ermesinde.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, esclareceu ao JPN que tanto o município que preside como o da Maia pretendem “a inclusão do troço Ermesinde-Águas Santas-Arroteia com ligação à Asprela, nas negociações com a CP, destinadas à reativação do serviço de passageiros”. O autarca adianta que esta proposta já foi formalizada junto do Conselho Metropolitano do Porto para ser discutida na próxima reunião.

O Presidente da Câmara de Valongo sublinha que ambos os municípios “defendem uma visão regional e metropolitana para este assunto”. De acordo com o autarca, o eixo Ermesinde-Águas Santas-Arroteia “debita imensos passageiros diariamente para o sistema. É uma zona muito importante no norte da área metropolitana do Porto que, junto com a importância de todo o tráfego que vem da Linha do Douro e da Linha do Minho, ia potenciar bastante o futuro interface da Asprela e os vários equipamentos existentes”.

“Este é um exercício de planeamento, uma visão complementar, não concorrente”

José Manuel Ribeiro realça que “este é um exercício de planeamento, uma visão complementar, não concorrente” à proposta de Marco Martins que surge “em coerência com o que está assumido nos próprios documentos de planeamento da mobilidade urbana da área metropolitana”.

Os autarcas de Maia e de Valongo acreditam “que faz todo o sentido e deve ser tido em consideração um estudo de uma solução completa, que tenha uma visão global de reformulação da rede ferroviária dos comboios urbanos do Porto”. Isto sem prejudicar os cidadãos que utilizam as linhas de Braga, Guimarães e Marco de Canaveses ou os das Linhas do Douro e do Minho.

José Manuel Ribeiro explicou ainda que, além do eixo Ermesinde-Águas Santas-Arroteia “ser muito importante para o futuro interface da Asprela, também vai ser muito relevante para o descongestionamento do interface de Campanhã”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro