À terceira, foi de vez. Depois de dois confrontos sem golos no tempo regulamentar, FC Porto e Sporting voltaram a encontrar-se esta quarta-feira a noite, no Estádio do Dragão, mas desta vez terminaram o jogo separados por um golo no marcador. Valeu o cabeceamento certeiro de Tiquinho Soares para dar aos dragões a vantagem (ainda que mínima) na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. O segundo round está marcado para abril, em Alvalade.

Mas vamos ao jogo. O FC Porto vinha de uma vitória frente ao Braga, enquanto o Sporting vinha de uma derrota na Amoreira, a sua primeira nas competições nacionais.

As duas equipas já se tinham defrontado duas vezes esta época, como se disse, mas apesar dos nulos registados no tempo regulamentar, no último jogo, o Sporting levou a melhor no desempate por grandes penalidades na meia-final da Taça da Liga.

Quanto a baixas, os dragões não contaram para o jogo desta quarta-feira com Marcano, Danilo e Aboubakar, mas mantiveram o 4-4-2, pouco habitual em jogos grandes. Reyes, Sérgio Oliveira e Soares ocuparam os lugares que costumam ser dos três indisponíveis.

No Sporting não jogou William Carvalho. Jorge Jesus optou por dispor a equipa em 3-4-3, com Piccini a juntar-se à dupla de centrais habitual e Ristovski a fazer o corredor direito.

Domínio do FC Porto

A primeira parte tendeu sempre muito para o lado portista. A primeira ocasião de perigo apareceu logo ao minuto seis, com um cabeceamento de Soares que saiu por cima.

Os adeptos portistas não esqueceram o desentendimento entre Marega e Fábio Coentrão, na meia-final da Taça da Liga, e assobiaram sempre que o português tocava na bola.

Aos 20 minutos, Jesus Corona fez um passe a rasgar que isolou Yacine Brahimi, mas Rui Patrício fez bem a “mancha” e não deu hipótese ao argelino. O FC Porto criava cada vez mais perigo e, aos 27 minutos, Marega foi travado por Piccini quando ia num ataque perigoso. No livre, Sérgio Oliveira atirou ao poste da baliza de Rui Patrício, na melhor ocasião de golo da primeira parte.

Logo a seguir, Corona fez um passe por cima da defesa sportinguista, mas Hector Herrera não conseguiu acertar o remate e a bola foi ter com o guarda-redes leonino.

Só ao minuto 39 é que o Sporting conseguiu criar perigo. Num ataque rápido, Gelson assistiu Ristovski que remata fora de área, mas Casillas defende para canto.

O jogo foi com o nulo para o intervalo. O Futebol Clube do Porto apareceu melhor, com mais ocasiões de golo e uma bola ao poste.

Tiquinho é nome de herói

Sem alterações ao intervalo, a segunda parte começou com uma situação de perigo para o Sporting. Bruno Fernandes cruzou da linha de fundo para a entrada da área, onde apareceu Doumbia a rematar ao lado.

Aos 58 minutos, Bruno Fernandes rematou por cima, num livre perigoso. Mas o golo acabaria por cair para o FC Porto. Ao minuto 60, Sérgio Oliveira cruzou da direita e Tiquinho Soares ganhou sobre Piccini e cabeceou para o fundo da baliza verde e branca. Estava desfeito o nulo que durou mais de dois jogos e meio.

Ainda com os adeptos a festejar, Alex Telles fez um passe longo para Corona. O mexicano puxou para o pé esquerdo e rematou por cima. Logo a seguir, grande jogada de Sérgio Oliveira e Corona. Mais uma vez o mexicano tirou o cruzamento para o segundo poste, mas desta vez Rui Patrício opôs-se ao cabeceamento de Soares com uma grande defesa.

Aos 70 minutos, acontece a primeira substituição no FC Porto. Saiu Corona para entrar o regressado Otávio. Três minutos depois, Jorge Jesus respondeu com a entrada de Rúben Ribeiro, em troca com Ristovski. O Sporting voltava então ao habitual 4-4-2, com Rúben Ribeiro a apoiar Doumbia.

O jogo desceu um pouco de velocidade, com os dragões a tentarem controlar o jogo. Aos 80 minutos, Sérgio Conceição trocou Brahimi por Hernâni. Pouco depois, mais duas alterações na partida. No FC Porto, Tiquinho deu o lugar a Gonçalo Paciência e, no Sporting, saiu Coentrão para entrar Fredy Montero.

Num ataque rápido, Marega soltou Hernâni que tirou Mathieu do caminho, mas rematou contra Coates. Pouco depois, Jorge Jesus arriscou tudo, com a entrada de Bruno César para a saída de Battaglia.

A última jogada de perigo foi para o Sporting, com Rúben Ribeiro a tentar assistir alguém na área, mas Casillas e Felipe a resolverem a situação.

Já depois do minuto 90, Acuña com uma entrada mais dura sobre Hernâni, foi admoestado com o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.

O jogo terminou com a vitória do FC Porto pela margem mínima. Foi a primeira vez esta época que um jogo entre o FC Porto e o Sporting CP não termina empatado a zero.

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição disse que “o Sporting sai mais satisfeito do que o Porto por aquilo que foi o jogo”. O treinador portista não se mostrou surpreendido pela organização tática do Sporting e explicou que “o Sporting jogou desta forma para tentar aproveitar as saídas rápidas”. O técnico do FC Porto considerou que “a equipa [do FC Porto] foi superior”. Sobre Aboubakar, Sérgio Conceição explicou que o camaronês “sentiu fadiga muscular no final do jogo com o Braga” e que “era arriscado jogar”.

Já Jorge Jesus afirmou que “vai para Alvalade com muita confiança e esperança de chegar ao Jamor” e que este foi “o melhor dos três jogos frente ao Porto”. O treinador do Sporting reiterou que os leões foram “mais fortes na segunda parte” e que “merecia outro resultado”. Sobre William Carvalho, Jorge Jesus explicou que o médio português “sofreu um problema físico depois do jogo com o Estoril”, mas que “não é grave”.

Os dragões levam a vantagem de um golo para Alvalade. A segunda mão vai ser disputada apenas em abril. No fim de semana regressa a Liga NOS. O FC Porto vai a Chaves e o Sporting recebe o Feirense, na luta do primeiro lugar do campeonato.

Artigo editado por Filipa Silva