No jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que terminou numa vitória por 1-0 frente aos leões, o internacional espanhol alcançou um patamar que apenas outros nove guarda-redes tinham atingido nos 125 anos de história do FC Porto: chegou aos 100 jogos pelo clube.

O ex-Real Madrid precisou de 907 dias para completar o centésimo jogo pela equipa portuense e para se tornar no segundo guarda-redes mais rápido a alcançar a marca. Só Zé Beto alcançou este registo mais depressa, em 815 dias.

Os 100 jogos do “Mr. Europa” – como foi apelidado pelo jornal As – dividem-se em 73 no Campeonato, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, 18 na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa. Da época de 2015/16 para cá, o espanhol sofreu 73 golos em jogos oficiais e deixou a baliza a zero em 49 ocasiões.

De acordo com o twitter do FC Porto, questionado sobre a sua defesa favorita, San Iker recorda a que aconteceu a 4 de fevereiro de 2017, no jogo da 20º jornada da temporada 2016/17 frente ao Sporting. O FC Porto venceu por 2-1, depois do guarda-redes impedir o golo de Coates que teria culminado no empate leonino aos 90+3.

https://twitter.com/FCPorto/status/961665334196555777

A estreia oficial de Casillas na baliza portista aconteceu a 15 de agosto de 2015 numa vitória por 3-0 frente ao Vitória de Guimarães. A partir daí, Casillas assumiu as redes dos tripeiros por duas épocas consecutivas. Na presente temporada, o guarda-redes de 36 anos perdeu a titularidade para o português José Sá.

Uma carreira de sucesso

Iker Casillas Fernández nasceu a 20 de maio de 1985 em Madrid, Espanha. Aos 36 anos, o guardião portista conta com um currículo recheado de conquistas e troféus nacionais e internacionais.

Casillas começou a jogar futebol nas escolas de formação do Real Madrid em 1990. Dez anos depois, o internacional espanhol chegou à equipa principal dos blancos, onde permaneceu durante 15 épocas. Realizou um total de 725 jogos pelo conjunto madrileno e conquistou cinco campeonatos, duas Taças do Rei, quatro Supertaças de Espanha, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, um Mundial de Clubes e uma Taça Intercontinental.

Com a seleção espanhola, Casillas intercalou a conquista do Mundial de futebol em 2010, com a vitória nos europeus de 2008 e 2012. Conquistou também um Mundial de Sub-20 em 1999.

No FC Porto desde 2015, Iker ainda não conseguiu acrescentar nenhum título com os azuis e brancos ao palmarés pessoal.

A estreia de Casillas pelo FC Porto na vitória por 3-0 sobre o Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão. REUTERS/Miguel Vidal

Os factos que fazem os nomes

Entre os guarda-redes que atingiram ou ultrapassaram a marca dos 100 jogos oficiais destaca-se Vítor Baía com 566. Helton, Barrigana, Américo, Zé Beto, Fonseca, Rui Teixeira, Tibi, Acúrcio e agora Casillas completam a lista.

Jogadores com 100 ou mais jogos pelo FC Porto

Vítor Baía estreou-se pelos dragões a 11 de setembro de 1988. No jogo contra o Guimarães – que acabou num empate a uma bola – Baía iniciou um percurso nos azuis e brancos que terminaria ao fim de 17 temporadas. Participou em 566 jogos e construiu um palmarés composto por uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, dez Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e sete Supertaças, num total de 25 títulos. O internacional português jogou em 80 ocasiões pela seleção.

Por outro lado, Helton defendeu a baliza portista entre 2005/06 e 2015/16, época em que pendurou as luvas. Ao longo destas 11 temporadas no Dragão conquistou uma Liga Europa, sete Campeonatos Nacionais, seis Supertaças e quatro Taças de Portugal. O internacional brasileiro estreou-se no dia 11 de janeiro de 2006, num triunfo por duas bolas a uma frente à Naval, na quinta eliminatória a contar para a Taça de Portugal. Na época, a equipa estava ao comando do holandês Co Adriaanse. Foi o primeiro estrangeiro a alcançar os 100 jogos pelo Porto.

Atualmente, o antigo guarda-redes portista lidera a equipa técnica do Freamunde. O brasileiro de 39 anos, que teve a sua primeira experiência como jogador em Portugal no União de Leiria, estava a treinar nos escalões de formação do Canidelo antes de embarcar nesta nova aventura. Estreou-se no banco Freamundense a 21 de janeiro, em jogo da 17º jornada, frente ao Gondomar.

Rui Teixeira defendeu um único clube enquanto jogador. Esteve no FC Porto durante 17 temporadas.

Barrigana estreou-se pelo FC Porto em 1943 e defendeu a baliza azul e branca durante 12 temporadas. Lipo Herczka, treinador húngaro, foi quem lançou o jogador no empate a dois com o Vitória do Guimarães. O internacional português, natural de Alcochete, disputou 324 encontros e conquistou três Campeonatos do Porto. Faleceu a 30 de setembro de 2007, com 85 anos.

A estreia de Américo deu-se pela mão do argentino Lino Taioli, a 21 de dezembro de 1952, numa derrota por 3-0, em Évora, diante do Lusitano. O internacional português em 15 ocasiões, esteve no FC Porto durante 13 temporadas, entre 1952 e 1969. Conquistou uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional.

O primeiro jogo de Zé Beto pela equipa portuense traduziu-se numa goleada por 5-0 ao Famalicão, no Estádio das Antas. Nas sete temporadas que representou os azuis e brancos – de 1992 a 1989 – ganhou nove títulos: uma Taça dos Campeões, três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e três Supertaças nacionais.

Rui Teixeira representou um único clube na sua carreira como jogador. Durante 17 temporadas, entre 1961 e 1968, esteve à frente da baliza portista e ganhou um título de campeão nacional.

Tibi estreou-se no Estádio das Antas frente ao Boavista. O resultado fixou-se em uma bola a zero.

José Maria Pedroto foi o responsável por lançar Fonseca, a 4 de setembro de 1977, no jogo que opôs os dragões ao Vitória se Setúbal e acabou num 3-0 a favor do FC Porto. Representou a equipa durante seis temporadas e conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Supertaça.

Tibi participou em 129 jogos, durante as 6 épocas – de 1972 a 1977 – que defendeu as redes portistas. Estreou-se numa vitória contra o Boavista, no Estádio das Antas, por uma bola a zero. Fernando Riera, treinador chileno, foi o responsável por lançar Tibi que conquistou uma Taça de Portugal.

O guarda-redes a ultrapassar a barreira dos 100 jogos oficiais pelo FC Porto que disputou menos confrontos foi Acúrcio, que se estreou numa vitória por três bolas a uma frente ao Sporting, sob o comando do treinador brasileiro Dorival Yustrich. Entre 1955 e 1961, o internacional português em oito ocasiões conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro