O anúncio do cartaz de Barcelona deixou algumas pistas para a edição portuguesa do Primavera Sound, mas só esta quinta-feira foi divulgado o cartaz completo da versão portuense do festival, através de um vídeo no Facebook. A sétima edição do certame decorre entre os dias 7 e 9 de junho e tem Nick Cave and The Bad Seeds, A$AP Rocky e Lorde como cabeças de cartaz.

Para Nick Cave and The Bad Seeds, pisar o palco do NOS Primavera Sound não é novidade. O artista atuou no Parque da Cidade em 2013 e volta este ano com “Lovely creatures”, um álbum “best of“, que reúne canções gravadas entre 1984 e 2014.

Lorde, estrela da música pop, vai também marcar presença no festival. A cantora neozelandesa de 21 anos vai apresentar o segundo álbum “Melodrama”. No hip-hop, destaca-se A$AP Rocky, que se prepara para lançar o terceiro álbum. Também Tyler, The Creator e Vince Staples estreiam novos trabalhos e todos eles atuam em Portugal pela primeira vez.

The War on Drugs, Father John Misty, Mogwai, Jamie XX, Fever Ray, The Breeders, Grizzly Bear ou Arca fazem também parte da lista dos artistas que vão atuar no Parque da Cidade em junho.

O cartaz suscitou algumas críticas nas redes sociais, mas André Gomes, editor do Bodyspace, olha para o programa de forma positiva. Para ele, um dos pontos fortes do NOS Primavera Sound é dar ao público a oportunidade de conhecer novos artistas e essa valência continua viva. “Este ano o festival é, mais do que em qualquer outro ano, muito forte nesse aspecto, de ter nomes que devem ser descobertos”, nota. André Gomes gosta do festival sobretudo por isso: pelos nomes que não conhece e não propriamente pelos cabeças de cartaz.

Além disso, realça que o cartaz apresenta muitos nomes na área do hip-hop, ao contrário de outros festivais que apostam sobretudo no rock.

Relativamente à comparação com a edição de Barcelona, André Gomes considera que a menor dimensão do festival português não compromete a sua qualidade. Para ele, é “injusto” comparar os dois festivais, quer pela escala, quer pela lotação de cada um deles.

Outra das mais-valias do festival é a variedade de artistas e estilos musicais. “Uma preocupação que o festival tem todos os anos é que, de facto, as propostas sejam abrangentes”, afirma. Nesta edição, André Gomes, destaca nomes como Four Tet, Nils Frahm, Arca, Thundercat e Metá Metá.

Comparativamente à edição do ano passado, o editor do Bodyspace considera que os cabeças de cartaz eram mais fortes em 2017, sobretudo na área do rock. Ainda assim, acredita que este ano a oferta é melhor. Na verdade, o facto de conhecer menos nomes é, para André Gomes, mais interessante.

O cartaz do NOS Primavera Sound conta com 60 artistas.

O cartaz do NOS Primavera Sound conta com 60 artistas. Foto: NOS Primavera Sound