Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto, foi distinguido pela Universidade Ivane Javakhishvili Tbilisi State (TSU) com o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem feita pela Universidade da Geórgia realizou-se esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, aquando do 100.º aniversário da instituição.

De acordo com o decreto de atribuição do doutoramento emitido pelo reitor da TSU, Giorgi Sharvashidze, publicado a 8 de dezembro do último ano, a distinção deve-se à “cooperação ativa” de Sebastião Feyo de Azevedo com a Universidade de Tbilisi e “a sua contribuição para a internacionalização da instituição”.

Significado do termo Honoris Causa:

Este termo é utilizado quando uma universidade distingue uma personalidade de grande destaque pelo reconhecimento do seu trabalho.

Não é necessário que a pessoa que recebe este título tenha um curso universitário.

O honoris causa é uma homenagem a alguém que tenha exercido grande influência nas artes, literatura, política ou causas sociais.

A abertura das fronteiras entre a Universidade do Porto e a Tbilisi State University foi facilitada através do acordo de cooperação institucional no âmbito do programa europeu Erasmus+ que as duas instituições firmaram em 2015.

Dados da Universidade do Porto indicam que, desde 2015, 37 docentes, investigadores, estudantes e colaboradores não docentes da TSU trocaram a sua universidade pela do Porto. Já no sentido contrário, oito membros da comunidade académica da U.Porto efetuaram um período de mobilidade.

“[Esta distinção] é, antes de mais, um tributo à Universidade do Porto e ao seu trabalho na área da internacionalização, ainda que eu próprio tenha um longo histórico de colaboração com a TSU no âmbito da criação e implementação do Processo de Bolonha”, explicou Sebastião Feyo de Azevedo.

Além da homenagem, há também um simpósio sobre o futuro do Ensino Superior na Ivane Javakhishvili Tbilisi State University que conta com a intervenção do reitor da UP.

A Sebastião Feyo de Azevedo juntam-se dez académicos internacionais para receber o título de Doutor Honoris Causa. Também os reitores das universidades Livre de Berlim, Colónia e Jena (Alemanha), Corunha (Espanha), Vilnius (Lituânia) e Tartu (Estónia), assim como professores e investigadores da Alemanha, Estados Unidos da América e Rússia serão distinguidos pela TSU.

Nascido na Invicta, Sebastião José Cabral Feyo de Azevedo licenciou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e fez o doutoramento na Universidade do País de Gales em 1982. Foi diretor da faculdade em que se licenciou, depois de ter assumido a direção do Departamento de Engenharia Química da instituição e a direção executiva e científica do Instituto de Sistemas e Robótica. Em 2014, tornou-se no 19º reitor da UP.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro