É habitual que, nas férias da Páscoa, os alunos que terminam o ensino secundário, se desloquem para Espanha e outras cidades europeias em viagem de finalistas.  A celebração do fim do ciclo de estudos obrigatório está, normalmente, associada a sol, praia, discotecas e alguns excessos. Mas o mercado oferece também outras hipóteses. Desde uma semana na neve a uns dias numa capital europeia, com aventura, o JPN recolheu algumas alternativas.

1. Amesterdão, ALA Viagens

Amesterdão é a viagem mais procurada na agência ALA Viagens.

Amesterdão é a viagem mais procurada na agência ALA Viagens. Foto: Marko Zirdum/Pexels

Através da ALA Viagens, uma agência portuense, é possível viajar até às mais emblemáticas capitais e cidades europeias. Barcelona, Paris, Roma, Londres e Madrid são alguns dos destinos que os jovens finalistas podem conhecer, através de visitas a museus, monumentos e parques temáticos. Os Balcãs e os Açores são a novidade deste ano.

Com o slogan “não é mais do mesmo”, a viagem a Amesterdão inclui entrada nos museus Van Gogh e Rijksmuseum e visita à casa de Anne Frank. Também as passagens de avião, o alojamento (com pequeno-almoço), o transfer entre o aeroporto e o hotel, o passe de metro para conhecer a cidade e o seguro de viagem fazem parte do pack. Além disto, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a praça Rembrandt, o Bloemenmarkt e a zona de Jordaan, bem como usufruir da Heineken Experience. De 4 a 8 de abril, os estudantes podem explorar a capital holandesa por 499 euros, com acompanhamento permanente de monitores.

Em conversa com Margarida Teixeira, responsável de Marketing e Comunicação da ALA Viagens, o objetivo da agência passa por “apresentar uma oferta diferente, cuja procura tem crescido”. Margarida Teixeira conta que, na maioria dos casos, os pais preferem que o dinheiro oferecido aos filhos nesta altura festiva seja “utilizado numa experiência de viagem no conhecimento de uma capital europeia e não apenas numas férias na praia”. Mas isto, claro está, fica ao critério de cada um.

2. Festival do Secundário, UrbanFun

Os estudantes ficam alojados no parque de campismo de Quiaios, na Figueira da Foz.

Os estudantes ficam alojados no parque de campismo de Quiaios, na Figueira da Foz. Foto: Festival do Secundário

Os estudantes podem também festejar o fim do ensino obrigatório sem sair do país. Torneios de futebol ou vólei de praia, desportos de aventura, aulas de fitness e zumba são algumas das atividades que o Festival do Secundário oferece.

The Fucking Bastards, DJ Ride, Karetus ou Overule & Landu Bi são alguns dos artistas que vão marcar presença no parque de campismo de Quiaios, na Figueira da Foz. Além dos concertos e das atividades ao ar livre, o festival proporciona ainda um concurso para DJ amadores: os 12 participantes mais votados têm a oportunidade de atuar no palco secundário.

Nas palavras de Mauro Gonçalves, CEO da UrbanFun, uma das mais valias deste evento é dar aos estudantes a possibilidade de “ver em primeiro lugar os novos artistas da música nacional – é o primeiro festival de música do ano”.

Além disto, Mauro Gonçalves garante que este é um evento que transmite segurança e confiança aos pais, “cada vez mais exigentes”. Prova disso é “o festival começar sempre a um domingo. Permite aos pais virem ao local, ver o espaço, ver a segurança montada e falarem connosco”, afirma.

Nas primeiras 14 edições, 45 mil participantes passaram pelo evento, fazendo uma média de 3000 participantes por ano, segundo o responsável da empresa que organiza o evento. Este ano, a 15ª edição decorre de 25 a 29 de março. O preço varia dos 60 aos 85 euros, mediante a altura de inscrição.

3. Andorra, Megafinalistas

Atividades na neve como ski ou snowboard são o ponto alto da viagem.

Atividades na neve como ski ou snowboard são o ponto alto da viagem. Foto: Sumol Snowtrip

A 13ª edição do Sumol Snowtrip, que acontece de 2 a 8 de abril é “a maior viagem de finalistas à neve” do país, lê-se no site da agência. Os sete dias de viagem na neve proporcionam aos estudantes o contacto com a natureza, ao mesmo tempo que praticam ski ou snowboard; podem ainda desfrutar de sunset parties e até de experiências no spa.

Em declarações ao JPN, a organização recorda como surgiu o projeto: “há 15 anos, achamos que haveria mercado para dinamizar conteúdos na neve para os mais jovens, um produto que não se baseasse apenas no álcool e vida noturna, mas sim numa experiência e contacto com a neve e desportos de ação, que estavam cada vez mais a ganhar força”. No primeiro ano levaram 200 finalistas. Doze anos depois, esperam levar dois mil.

O pack de 420 euros é composto pela viagem de autocarro, alojamento e seguro de viagem/neve. Quanto às atividades, também estão incluídos quatro dias de forfait, com direito a almoço, equipamento e ainda um curso de ski ou snowboard de duas horas por dia.

Os finalistas podem contar com o acompanhamento de guias e paramédicos durante 24 horas, todos os dias.

4. Paris, Agência Abreu

A agência Abreu também disponibiliza opções para os jovens do secundário. Salou, Barcelona, Cabo Verde, Londres e México são alguns dos destinos presentes no catálogo de finalistas.

O museu do Louvre é um dos pontos de visita obrigatória de Paris, incluídos no pack.

O museu do Louvre é um dos pontos de visita obrigatória de Paris, incluídos no pack. Foto: Irene Ledyaeva/Unsplash

Durante as férias da Páscoa, os estudantes podem viajar até Paris por seis dias. Subir à torre Eiffel, passear de barco no rio Sena, visitar o museu do Louvre ou conhecer o palácio de Versailhes são as principais atrações do roteiro. O pack, que custa 525 euros, inclui ainda aventura no Futuroscope e na Disneyland. Também o alojamento, o seguro de viagem, o transporte e sete almoços estão garantidos.

5. Marrocos, Student Travellers

Passear de camelo nas dunas de Erg Chebbi é uma das experiências que a viagem a Marrocos oferece.

Passear de camelo nas dunas de Erg Chebbi é uma das experiências que a viagem a Marrocos oferece. Foto: James Ballard/Unsplash

A Student Travellers organiza viagens para estudantes e é, muitas vezes, procurada nas férias da Páscoa. De 22 a 30 de março, a viagem a Marrocos é uma opção para os estudantes que terminam o ensino secundário.

Durante nove dias, os estudantes podem conhecer as cidades de Casablanca, Marraquexe, Ifrane, Fez, Meknès e Rabat. Por lá, podem passear de camelo, visitar as Gargantas do Todra, os Studios Atlas, o Deserto de Sahara e as montanhas do Atlas Médio.

Esta aventura está disponível por 289 euros e garante transporte, alojamento, algumas refeições e seguro de viagem.

Artigo editado por Filipa Silva