A Torre dos Clérigos, o ex-libris da cidade do Porto, recebeu 665.785 visitantes em 2017. Os números significam um aumento de 7% em relação a 2016, ano em que o edifício registou 625 mil entradas. Como forma de celebrar o número recorde de visitas, na quarta-feira, dia 14 de fevereiro, as entradas são gratuitas.

Em comunicado de imprensa a Irmandade dos Clérigos informa que os cidadãos estrangeiros representaram 80% dos visitantes. O número de turistas nacionais – entre grupos de escolas, academias sénior e famílias – atingiu os 133 mil, o que significa um aumento de 5% em relação a 2016.

Ao contrário do que tinha acontecido até então “no final deste ano [2018] já será possível contabilizar, com precisão, todos os visitantes do edifício”, informa o comunicado. Isto porque, desde o primeiro dia de janeiro, foram colocados sensores na entrada que permitem fazer a distinção entre os que apenas visitam a igreja e os que efetivamente compram o ingresso para o Museu e Torre dos Clérigos.

Ao longo de 2018, “os membros das forças armadas, GNR e PSP, policias de investigação e bombeiros” poderão visitar o edifício de forma gratuita, uma vez que a cada ano um grupo profissional é convidado a visitar a Torre sem pagar. Para usufruirem da oferta apenas terão que apresentar a identificação profissional.

Além do recorde de visitas alcançado pela Torre dos Clérigos, o Comunicado salienta mais duas vitórias de 2017: a atribuição da denominação de “Emblema Regional” pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Do Norte (CCDRN) e a conquista do European Union Prize for Cultural Heritage, Prémio Europa Nostra.

O Presidente da Irmandade dos Clérigos, Américo Aguiar, termina o comunicado com a recordação do antigo bispo do Porto, que faleceu em 2017: “Este ano teria sido perfeito a todos os níveis caso não tivesse ocorrido a morte do nosso bispo, o muito saudoso e querido D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, por inerência nosso presidente honorário”, remata.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro