Pelo menos 17 pessoas morreram esta quarta-feira num tiroteio numa escola na Florida. O atirador, de 19 anos, foi detido pela polícia. É 18º ataque do género só este ano, nos Estados Unidos.

Um ex-aluno terá entrado numa escola secundária, na Florida, e disparado sobre dezenas de estudantes, provocando 17 mortos, esta quarta-feira. Doze jovens morreram dentro do edifício da Marjory Stoneman Douglas High School, dois no exterior e na rua e outros dois já no hospital.

Até ao momento, três vítimas do tiroteio estão no hospital em estado grave e outras três estão estáveis.

A polícia confirmou a identidade do suspeito à Associated Press. Trata-se de Nicolas Cruz, um ex-aluno de 19 anos, que tinha sido expulso da escola Marjory Stoneman Douglas High School por motivos disciplinares. O jovem foi detido pela polícia pouco depois do tiroteio.

Scott Israel, chefe da polícia de Broward County, revelou que as autoridades encontraram material “muito, muito perturbador” nas redes sociais do atirador.

As autoridades encontraram várias fotografias de armas nas redes sociais de Nicolas Cruz. Foto: Twitter/JohnnyAstarita

Nicolas Cruz usou uma espingarda de assalto automática AR-15, o mesmo tipo de arma usado por Omar Mateen que em 2016 matou mais de 50 pessoas numa discoteca, em Orlando.

O atirador foi descrito como um jovem problemático que estaria proibido de entrar na escola e já recebera tratamento para problemas psiquiátricos.

Na rede social Twitter, o presidente norte-americano já reagiu, dizendo que “nenhuma criança ou professor se devia sentir inseguro numa escola norte-americana”.

Artigo editado por Filipa Silva