O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou esta quinta-feira, no decorrer de uma visita ao Hospital Pedro Hispano, que o Governo vai investir 600 mil euros no serviço de urgência daquela unidade de saúde.

O governante presidiu a cerimónia de assinatura de protocolo para construção de um novo acesso pedonal. Esta medida, que visa resolver queixas de utentes com dificuldade em fazer a pé a subida íngreme, vai ter um valor global estimado de 160 mil euros, dos quais 110 mil euros vão ser assegurados pelo Ministério da Saúde e 50 mil euros pela Câmara Municipal de Matosinhos.

Durante a visita, Adalberto Campos Fernandes inaugurou ainda uma nova sala de Raio X, que teve o investimento de 250 mil euros.

“A aquisição de uma nova mesa de Raio X vem substituir o equipamento existente, aumentando a capacidade instalada do Serviço de Imagiologia, que passa a conseguir realizar um maior número de exames”, de acordo com informações avançadas pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM).

O ministro da Saúde classificou este investimento como uma “necessidade” para permitir que os utentes sejam atendidos com melhores condições, em declarações registadas pela Agência Lusa.

A requalificação do serviço de urgência prevê ainda melhorias nas condições de vigilância dos doentes que aguardam observação médica e na zona de triagem, o alargamento da sala de espera de ortopedia e a requalificação da Sala de Tratamento 2. Além disso, pretende-se adquirir equipamentos mais avançados de imagiologia (Raio X e TAC).

O presidente do Conselho de Administração do hospital, Victor Herdeiro, concorda que esta requalificação é “muito necessária” e lembrou que esta era uma reivindicação antiga.

Já a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, referiu que, no hospital, trabalham médicos de “altíssima qualidade” e que o que está a faltar são respostas em termos de espaço.

Recorde-se que, em 2016, já o Governo tinha dado luz verde para a construção da saída direta na A28 para o Hospital Pedro Hispano. O objetivo era resolver os elevados níveis de congestionamento do troço da A28 no sentido Matosinhos – Porto. O acesso de emergência foi inaugurado no passado dia 2 de fevereiro e teve um investimento de mais de 100 mil euros.

Artigo editado por Filipa Silva