Nelson Oliveira está a dez segundos do camisola amarela e no contrarrelógio desta sexta-feira, da Volta ao Algarve, vai ser um dos candidatos aos lugares cimeiros, uma vez que é um especialista na disciplina. O ciclista da Movistar já soma quatro títulos nacionais e no mundial do ano passado alcançou a quarta posição.

Ao português não faltará, contudo, concorrência, ou não estivessem no Algarve as seis melhores equipas do ranking mundial, da inglesa Sky à belga Quick-Step Floors, passando pelas norte-americanas BMC Racing e Trek-Segafredo, e ainda pela alemã Sunweb e a espanhola Movistar.

Tony Martin (Team Katusha-Alpecin) vai ser um adversário à altura do português uma vez que já foi quatro vezes campeão mundial em contrarrelógio individual. Bob Jungels (Quick-Step Floors), Richie Porte e Tejay van Garderen (BMC Racing) são exemplos de atletas que poderão também vencer a prova desta sexta-feira.

Certo é que saem todos praticamente igualados no tempo, com primeiro e 10º classificados separados apenas por três segundos.

Relativamente à terceira jornada, o contrarrelógio de Lagoa tem um percurso sinuoso, embora sem grandes elevações. A altitude máxima não chega aos cem metros. Durante o percurso, os ciclistas vão ter de passar por muitas rotundas e cruzamentos ao longo de 20,3 quilómetros. O primeiro ciclista sai às 13h55 e a última partida está prevista para as 16h40.

Geraint Thomas sai de amarelo

Cumpridas que estão as duas primeiras etapas, Joaquim Silva (Caja Rural) é o melhor português. Ocupa a 16ª posição no quadro geral, a seis segundos do líder, Geraint Thomas da Sky. Nélson Oliveira é 17º, a dez segundos do primeiro, e César Fonte (w52-FC Porto) fecha o pódio luso ao ocupar a 19º posição.

O holandês Dylan Gronewegen (Team LottoNL-Jumbo) foi o vencedor, ao sprint, da primeira etapa, que ligou Albufeira a Lagos, ao longo de 192,6 quilómetros. O francês Arnaud Démare (FDJ) terminou em segundo e Hugo Hofstetter (Cofidis, Solutions Crédits), em terceiro.

A segunda etapa foi conquistada por Michal Kwiatkowski (Sky). Em segundo, ficou o holandês Bauke Mollema (Trek) e em terceiro o britânico Geraint Thomas (Sky). A equipa britânica dominou esta jornada de 187,9 quilómetros, entre Sangres e o alto da Fóia, em Monchique. Joaquim Silva (Caja Rural) foi o melhor classificado português (14º).

A primeira e terceira posições de Michal Kwiatkowski e Geraint Thomas em Monchique fizeram com que a equipa Sky garantisse o protagonismo no segundo dia de prova e o galês Geraint Thomas vestisse a camisola amarela com que sairá esta sexta-feira em Lagos.

Geral individual
1. Geraint Thomes (Sky) com 09h37m49s
2. Jaime Rosón (Movistar) m.t.
3. Michal Kwiatowski (Sky) m.t.
4. Daniel Martin (UAE Emirates) m.t.
5. Bauke Mollema (Trek) m.t.
6. Patrick Konrad (Bora-hansgrohe) a 3s
7.  Bob Jungels (Quick-step Floors) m.t.
8. Pieter Serry (Quick-step Floors) m.t.
9. Vicent Mateos (Aviludo-Louletano) m.t.
10. Louis Meintjes (Dimension Data) m.t.

Artigo editado por Filipa Silva