Os docentes, investigadores ou grupos de docentes que se constituam como uma equipa de ensino de uma ou mais unidades curriculares na Universidade do Porto podem candidatar-se até 28 de fevereiro aos Prémios de Excelência Pedagógica atribuídos pela instituição. O prémio tem um valor monetário de 1.500 euros. As duas menções honrosas que vão ser atribuídas têm o valor de 500 euros cada.

Na atribuição da distinção “valoriza-se a aplicação de processos coordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como aprendizagem ativa pelo estudante”. A “integração da componente de desenvolvimento científico e o uso de tecnologias educativas” são igualmente consideradas.

O júri das distinções é composto por sete membros, nomeados por despacho reitoral:

• Prof. Doutor Fernando Manuel Gomes Remião, Presidente do Júri (Pró-Reitor);
  • Profª. Doutora Isabel Maria Fernandes Alves (UTAD);
  • Profª. Doutora Linda Rosa Fonseca Gonçalves Veiga (UMinho);
  • Profª. Doutora Paula Peres (P.Porto);
  • Profª Doutora Gillian Grace Owen Moreira (UAveiro);
  • Profª. Doutora Aurora Amélia Castro Teixeira (FEP);
  • Profª. Doutora Paula Costa Pinto (FLUP).

O prémio e as menções honrosas são atribuídos no Dia da Universidade do Porto, celebrado a 22 de março.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro