Pedro Kol é o novo Campeão Europeu (K1) de Kickboxing, na categoria -62 Kg. O português venceu Alessandro Moretti por KO na arena do Campo Pequeno, no último domingo, e revalidou o título que lhe escapou no último ano devido a uma lesão e, consequente, KO técnico. Foram precisos cinco assaltos para se encontrar o vencedor.

Em 2017 foi o italiano que levou a melhor, mas este ano foi a vez de Pedro Kol derrotar Moretti e voltar a conquistar o título de Campeão Europeu na categoria -62 Kg. O atleta formado no Sporting voltou a lesionar-se no combate do último domingo. No entanto, desta vez, o árbitro permitiu que o combate continuasse e o atleta de Lisboa sagrou-se Campeão.

Em declarações ao JPN, Pedro Kol disse ter sido um “momento indescritível” vencer o combate frente a Alessandro Moretti. O Kickboxer destacou o apoio dos portugueses na vitória do último domingo: “Ser Campeão Europeu é uma sensação incrível, principalmente a jogar em casa, com os portugueses todos a puxar por mim”.

Kolmachine, como é conhecido no mundo do Kickboxing, disse ter sido “de longe a vitória mais saborosa de toda a carreira”. O português falou de uma noite muito saborosa “pela preparação, pelo palco onde se defrontaram” e destacou a qualidade do combate: “Foram cinco assaltos a um ritmo alucinante, ter ganho por KO foi mágico”.

“Quero poder inspirar as pessoas, mostrar que é possível concretizarem os seus sonhos”

Pedro Kol já foi Campeão Nacional, Europeu e Mundial. Questionado acerca do que lhe falta vencer, o Esparguete Assassino – como é conhecido na gíria do desporto- contou que já não pensa muito no assunto: “Sinto-me mais numa de poder inspirar as pessoas, mostrar que é possível concretizarem os seus sonhos se lutarem e não desistirem. Já não penso no que me falta vencer, faço isto por gosto.”

Para o Campeão Europeu, o Kickboxing é um desporto algo desvalorizado em Portugal mas esta vitória pode mudar mentalidades: “Esteve muita gente no Campo Pequeno e os media também estiveram muito presentes. Acredito que isso vai fazer a diferença e vai dar um empurrão forte na nossa modalidade.”

O atleta formado no Sporting conta que os apoios ao desporto são poucos e “ainda há algumas marcas com medo de se associarem ao Kickboxing por ser violento”. No entanto, “se vissem o fair-play e o controlo que há nos combates iam encarar as coisas com outros olhos”, adianta.

Ser Campeão Europeu exige muitas horas de treino e sacrifício e a vida social acaba por ser posta de parte: “Tive de abdicar de muita coisa nestes seis meses de preparação. A vida social ficou limitada, não é fácil”, confessa o lutador. Apesar de a modalidade ser exigente, Pedro Kol explica que o esforço é recompensado: “É por uma boa causa.”

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro