A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai avançar com o Programa Municipal de Vacinação, aprovado na última segunda-feira, em reunião de Câmara. O projeto tem em vista a distribuição gratuita de vacinas que não constam do Plano Nacional de Vacinação e vai abranger entre 35  a 40 mil pessoas.

O Plano Municipal de Vacinação “vai entrar em vigor rapidamente”, de acordo com o que o presidente da Câmara de Gaia adianta à agência Lusa, e vai ter um custo entre os 380.000 e os 400.000 euros.

A expectativa da Câmara de Vila Nova de Gaia é que o plano chegue a cerca de 1.800 crianças, 25.000 idosos e entre 10.000 a 15.000 pessoas de outros grupos, cuja adesão dependerá da vontade das famílias e da sinalização feita.

Em declarações à Agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues explicou que o projeto “faz uma cobertura de várias faixas etárias vulneráveis com vacinas para além do Plano Nacional de Vacinação”.

O Presidente da Câmara de Gaia mostrou-se preocupado com o acesso dos munícipes a vacinas que não estão inseridas no Plano Nacional de Vacinação: “A expectativa é que o plano sirva para um objetivo social e seja interpretado como uma mais valia para quem nasce em Vila Nova de Gaia. Queremos garantir que ninguém fica fora de vacinas que são absolutamente decisivas”.

“Temos uma missão de caráter estratégico que visa a sustentabilidade dos nascimentos em Gaia”

O Plano Municipal de Vacinação pretende distribuir a vacina RV (imune contra o Rotavirús, causador de gastroenterite aguda), a Pneumocócica (evita infeções graves, indicada para crianças até aos dois anos) e a Bexsero (protege contra a Meningite B).

Estima-se que, por ano, cerca de 600.000 crianças com menos de 5 anos de idade morrem devido a complicações provocadas pelo Rotavirús.

A vacina Pneumocócica pode evitar formas de infeção grave, como a pneumonia, otite média aguda, artrite, osteomielite e endocardite.

A Bexsero é indicada para a imunização ativa dos indivíduos com 2 ou mais meses de idade e combate a meningite (infeção das membranas que rodeiam o cérebro e a espinal medula) e a septicemia (infeção do sangue).

O autarca socialista acredita que o projeto pode ser benéfico para a natalidade em Vila Nova de Gaia: “Associamos algum deste trabalho a uma relação forte com as unidades de pediatria e obstetrícia do Hospital de Gaia. Além do aspeto social, temos uma missão de caráter estratégico que visa a sustentabilidade dos nascimentos em Gaia”.

Em 2014, Eduardo Vítor Rodrigues já tinha anunciado a distribuição gratuita de medicamentos e vacinas para todas as crianças de famílias desfavorecidas e numerosas de Gaia.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro