As candidaturas para o “V Concurso de DJs” da Queima das Fitas 2018 estão abertas desde domingo e encerram a 16 de março. No concurso pode participar qualquer estudante inscrito numa instituição de ensino superior da Academia do Porto, indiviualmente ou em grupo, desde que não tenha contrato discográfico.

Para a participação ser válida, os candidatos devem entregar uma maquete com a duração de 30 minutos até às 17h30 do dia 16 de março, na sede da Federação Académica do Porto (FAP).

O vencedor do concurso vai ter direito a atuar no palco principal da Queima das Fitas 2018.

Ao JPN, Patrícia Videira, vogal da direção da FAP, explicou que o concurso é composto por três fases:

• a fase de pré-seleção, “onde são selecionados os seis melhores DJ concorrentes pela Direção da FAP, segundo os seguintes critérios: criatividade, técnica e originalidade”;
  • fase da eliminatória “em que os DJ que atuam na eliminatória do concurso tem um período de atuação mínimo de 20 minutos e máximo de 30 minutos”;
  • fase final “onde são admitidos os três melhores DJ da fase de eliminatória”.

A prestação dos DJ é avaliada por um júri, designado pela organização. Segundo a responsável, “o júri ainda não está definido, mas será formado por três elementos imparciais, em razão da sua reputação cultural, profissional e institucional”.

A decisão do júri vai ser comunicada “imediatamente após atuação dos DJ finalistas e publicada no site oficial da FAP“, referiu Patrícia Videira.

De acordo com a responsável, a adesão por parte dos estudantes é “bastante positiva”. Este ano, esperam uma maior adesão, “visto que existem cada vez mais estudantes interessados em fazer música deste género”.

O “I Concurso de DJs” promovido pela Federação Académica do Porto decorreu em 2014. O regulamento do concurso está disponível no site da FAP.

Artigo editado por Filipa Silva