Aos 19 anos, é estudante de Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Laura Silva Ferreira Regalado é atleta do Grecas – Vagos e representante da Universidade do Porto nos campeonatos universitários de atletismo.

Com a camisola da UP já arrecadou dois pódios nacionais. O primeiro nos 3000 metros de pista coberta, ficando em segundo lugar, em março do ano passado. O segundo, em pista ao ar livre, nos 1500 metros, alcançando o terceiro lugar, em maio do mesmo ano.

No palmarés, conta com 12 pódios nacionais de pista e corta-mato. A primeira medalha foi em 2013, com o terceiro lugar nos 1500 metros, no Campeonato Nacional de Desporto Escolar em Vendas Novas. A mais recente medalha nacional remonta a julho, com o segundo lugar nos 3000 metros do Campeonato Nacional de Júniores em pista ao ar livre.

Chamada à seleção nacional

Laura Regalado foi chamada à seleção nacional em outubro do ano passado, momento que destaca como o mais marcante da carreira. Ao JPN, a estudante e atleta descreve a participação por Portugal como uma “experiência única”, na qual sentiu um nível de prova “completamente diferente” daquele a que estava habituada.

“Representar o nosso país é o sonho da maioria dos atletas”, nota Laura Regalado. O peso da camisola, garante, foi muito mais intenso. Ficou em 11º lugar júnior, com um tempo de 39m10s, numa prova com 10 quilómetros de extensão.

Foto cedida por Laura Regalado

Estudos, treinos e competições

Laura Regalado iniciou a carreira aos 12 anos. Os bons resultados estiveram na base do estímulo que o treinador sempre deu à atleta para se envolver na modalidade. “Nunca sonhei com o atletismo”, confessa a estudante do segundo ano que acabou por apostar na modalidade porque gosta de dar o melhor, mas também pelo “ambiente e amizades que se criam”. A prioridade são os estudos, mas diz dar o melhor também no atletismo. Apesar de abdicar de várias coisas para conciliar a vida de atleta-estudante, “é por uma boa causa”, frisa.

A atleta natural de Ovar não gosta de estabelecer objetivos, mesmo com as experiências positivas que já teve. Tenta vencer o nervosismo, pois desistir pode ser um círculo vicioso: “Tento não desistir, mas às vezes é difícil. Nas provas nunca me apetece correr”, confessa ao JPN.

Estatuto Atleta-Estudante e Atletismo em Portugal

Em entrevista, Laura Regalado diz que o estatuto de atleta-estudante  lhe traz “segurança”, mas prefere não o usar apesar da possibilidade que esse estatuto lhe dá, por exemplo, no acesso a uma época especial para exames. A atleta considera que a existência do estatuto é importante, muito embora não reconheça grandes benefícios além da época especial.

Quanto ao estatuto de alta competição, Laura Regalado tem uma opinião crítica, já que pode beneficiar a entrada na universidade “de alguém que não deu tanta prioridade aos estudos”.

Ao nível federativo, não reconhece falhas, mas nota falta de apoios para a modalidade, essencialmente nas infraestruturas, como pistas de atletismo.

Questionada sobre o futuro do meio-fundo, Laura assume-se esperançosa tendo por base os bons resultados dos atletas portugueses mais jovens. No entanto, acredita que outros poderão surgir: “Não quer dizer que por termos bons resultados agora, sejamos nós o futuro da modalidade. Acho que não é assim tão linear”, analisa.

A estudante da FCUP não tem por hábito idolatrar pessoas, mas reconhece mérito a Marta Pen Freitas, porque “ela também é estudante e foi para os Estados Unidos”. Concilia com “bons resultados” a carreira e a academia: “Admiro-a por isso”, sublinha.

A atleta do Grecas e da Universidade do Porto vai estar este fim de semana em representação do clube e da unidade de ensino no Campeonato Nacional de corta-mato curto – no qual está integrado o campeonato nacional universitário da modalidade – na Aldeia das Açoteias, em Albufeira.

Artigo editado por Filipa Silva