Inês Beatriz Silva, Sofia Pais e Sofia Rodrigues, finalistas da licenciatura em Música da ESMAE, tocaram três obras primas do século XX esta quarta-feira. O primeiro concerto do ciclo de Música com Piano resultou de um parceria entre a UP e o IPP.

O Ciclo de Música com Piano resulta de um protocolo firmado entre a Universidade e o Politécnico do Porto assinado em julho de 2017 e começou esta quarta-feira.

Sentaram-se ao piano de cauda – colocado na biblioteca do fundo antigo da Universidade do Porto, na Reitoria – três finalistas da licenciatura em Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Inês Beatriz Silva, Sofia Pais e Sofia Rodrigues tocaram três obras primas do século XX, oriundas da antiga União Soviética e da Argentina.

Constantin Sandu, coordenador da área de piano no ESMAE e professor das três alunas, sublinha as sonoridades contrastantes entre as músicas tocadas.

Uma sonata mais conservadora do compositor Dimitri Kabalevsky é interpretada por Inês Beatriz Silva. Mais audaz e através da exploração de uma afinação alternativa, a Chaconne de Sofia Gubaidulina surge nas pontas dos dedos de Sofia Pais. Já a sonata composta pelo argentino Alberto Ginastera e tocada por Sofia Rodrigues traz jovialidade à sala.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro