O atual reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, revelou, na edição impressa desta sexta-feira do “Jornal de Notícias”, que é candidato a novo mandato.

De acordo com o jornal, Sebastião Feyo de Azevedo anunciou que tenciona incluir no programa de ação o “reforço da internacionalização” e a “vertente do digital”.

Além disso, o atual reitor afirmou querer apostar na “inovação” e na “dimensão social”, da qual é exemplo o Museu de História Natural e da Ciência.

Sebastião Feyo de Azevedo foi o escolhido para assumir a liderança da Universidade do Porto em 2014 entre um grupo de candidatos que incluía António Fernando Silva (diretor da Faculdade de Ciências da UP), João Proença (ex diretor da Faculdade de Economia da UP) e Rajesh Arora (ex vice-reitor da Kings University College do Gana).

As candidaturas para o mandato 2018-2022 estão abertas até 18 de março, data até a qual os candidatos devem enviar uma carta de apresentação, o curriculum vitae, um compromisso de honra e o programa de ação para o mandato. Depois da aprovação da candidatura e de uma audição pública, será eleito o novo reitor a 27 de abril.

O Conselho Geral que vai escolher o próximo reitor é composto por 12 professores e investigadores, quatro estudantes e um funcionário não docente. A estes juntam-se ainda Artur Santos Silva (presidente do Conselho Geral), José António de Sousa Lameira (antigo presidente do Tribunal da Relação), Maria Geraldes (antiga presidente do Instituto Português da Juventude), Pedro Silva Dias (presidente da Agência para a Modernização Administrativa), Sérgio Guedes da Silva (fundador do Grupo da Ação Social do Porto) e Francisca Carneiro Fernandes (antiga presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João).

Todas as informações sobre o processo de eleição do Reitor estão disponíveis no site da Universidade do Porto.