O Futebol Clube do Porto foi ao Algarve esmagar o Portimonense por 5-1. Marega bisou e Otávio, Soares e Brahimi fizeram os golos portistas. Já dentro do último minuto, Lucas Possignolo fez o golo de honra dos comandados de Vítor Oliveira.

O “show” de Marega

Os dragões estavam privados de cinco das suas principais peças, mas isso não se fez notar. Depois de duas ocasiões de golo, Moussa Marega abriu o marcador ao minuto dez. Otávio desmarcou Soares na esquerda e o ponta delança brasileiro serviu Marega para o primeiro dos azuis e brancos.

A partida corria de feição à equipa de Sérgio Conceição que passados seis minutos dilatou a vantagem. Desta vez foi Marega a desmarcar-se na esquerda e a cruzar para Otávio. O brasileiro, sem oposição, não desperdiçou.

Desde então, o jogo acalmou um bocado. As investidas de Nakajima e Fabrício punham Casillas à prova, mas o veterano espanhol ia resolvendo sem dificuldade.

A pressão dos avançados do FC Porto continuava a fazer suar o Portimonense e, aos 44 minutos, Moussa Marega bisou na partida. Maxi cruzou rasteiro da direita e o maliano só teve de encostar para fazer o 0-3 com que o jogo foi para intervalo.

Marega destacava-se no jogo com dois golos e uma assitência. O maliano atingiu o 20º golo na liga, ingualando Bas Dost no segundo lugar da lista, apenas atrás de Jonas.

Apesar do resultado, o Portimonense chegava ao intervalo com mais remates que os dragões, mas sem a mesma eficácia.

Estreia de sonho para Dalot

O segundo tempo começou muito “morno”, sem grandes ocasiões para nenhum dos lados. Contudo, aos 59 minutos, apareceu o golo de Soares. Diogo Dalot, do lado esquerdo, puxou para o pé direito e tirou um cruzamento milimétrico para a cabeça de Soares. Mais um na conta do avançado brasileiro. Diogo Dalot começava a deixar o seu nome no seu jogo de estreia a titular pelo FC Porto.

Mas não ficou por aqui. Aos 66 minutos, o jovem lateral português foi à linha e cruzou para o desvio de Yacine Brahimi. 0-5 a favor dos dragões e a partida mais do que resolvida.

Sérgio Conceição começou a pensar no clássico da próxima jornada frente ao Sporting e retirou de jogo Herrera, Marega e Soares.

Com as substituições, o ritmo do jogo caiu e deu algumas oportunidades para os algravíos reduzirem. Ainda assim, Hernâni, que tinha entrado para o lugar de Marega, tentou fazer um grande golo, com um chapéu de longe, mas a bola saiu um pouco por cima.

Mesmo ao caír do pano, Bruno Tabata bateu um livre lateral direito à cabeça de Lucas Possignolo. O central acabou por fazer o tento de honra da equipa treinada por Vítor Oliveira no último minuto da partida.

“Estamos no nosso caminho”

No final da partida, Sérgio Conceição afirmou que os dragões fizeram um bom jogo. “Foi um jogo positivo, onde ficou demonstrado, mais uma vez, uma equipa com uma dinâmica muito forte, um espírito ganhador muito grande e estamos no nosso caminho”. Sobre o Sporting, o treinador azul e branco disse que “não joga para os outros” e que “não vive nem treina a pensar no que os outros podem fazer”. Por último, o treinador portista não adiantou informações sobre Soares, que deixou o relvado com queixas. “Ainda não tenho informações, amanhã vamos avaliar e vamos saber em maior pormenor o que se passa”.

Já Vítor Oliveira deixou uma mensagem marcante no final do jogo: “Quando se perde pela diferença, penso que falhou tudo”. O treinador da equipa de Portimão considerou que “a equipa não esteve ao seu nível, perdeu muitas bolas e foi pouco agressiva”. O técnico do Portimonense pediu desculpas aos adeptos, mas salientou que “os jogadores fizeram aquilo que puderam”.

O FC Porto mantém a vantagem de cinco pontos sobre o Benfica e aumentou para oito a distância sobre o Sporting, que ainda tem menos um jogo que os rivais. Na próxima jornada, os dragões recebem o Sporting, no quarto clássico da época, desta vez para o campeonato. O Portimonense vai à Vila das Aves.

Artigo editado por Filipa Silva