Há livros para todos os gostos: do romance à culinária, da poesia à arquitetura, passando pela banda desenhada, viagens e literatura infantil. O Mercado do Livro chega ao Museu da Misericórdia do Porto no dia 1 de março, quinta-feira, com livros a partir de 1 euro por quilo. O evento termina a 18 de março.

Francisco Curralo, da Calendário de Letras – que organiza o evento – diz ao JPN que “está reunido todo um conjunto de situações para que este evento resulte e seja um êxito”.

No mercado será possível encontrar cerca de 165 mil títulos de mais de 150 editoras nacionais e estrangeiras. As editoras Relógio d’Água, Tinta da China e Campo das Letras marcam presença na feira pela primeira vez.

De acordo com o organizador, estas “são editoras que não têm uma forte distribuição a nível nacional, nem estão representadas nas grandes cadeias e que, portanto, aproveitam este momento para expor as suas ofertas”.

Francisco Curralo acrescenta que o evento vai ter “uma forte componente de banda desenhada”, a cargo da editora Vitamina BD, que também se estreia na exposição.

Autores açorianos e editoras estrangeiras em destaque

Em destaque vão estar os autores açorianos e haverá ainda uma grande variedade e oferta de livros estrangeiros, em inglês.

A organização adianta que o Mercado do Livro vai contar com a participação de editoras estrangeiras como a Page One (de Singapura), as britânicas Images Publishing, Design Media Publishing e Headline Books e ainda a Thames & Hudson dos Estados Unidos.

Em paralelo decorrerão outras atividades como workshops de iniciação a mandarim e inglês, a cargo do Creative Learning Centre. As sessões são gratuitas mediante inscrição.

O Mercado do Livro chega agora à Rua das Flores, depois de nas edições anteriores ter sido realizado no Mercado Ferreira Borges, na Fundação António Cupertino de Miranda e no Pavilhão Rosa Mota. “Julgamos que esta nova casa é bastante acolhedora e tem todos os ingredientes para que possa haver uma grande afluência de público”, sublinha Francisco Curralo.

Para além dos clientes habituais a organização espera receber também visitantes estrangeiros.

Os preços acessíveis e a possibilidade de encontrar livros “raros” são os principais motivos que levam os visitantes a voltar ao Mercado: “Todos os anos há clientes que, logo nos primeiros dias, vêm cá com ‘listinhas’ verificar se temos alguns livros, pela diversidade de preços e por poderem encontrar aqui o que não encontram nas livrarias tradicionais”, explica Francisco Curralo.

O Mercado do Livro vai estar no Museu da Misericórdia do Porto, de 1 a 18 de março, entre as 10h00 e as 20h00.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro