Portugal entrou a vencer na 25ª edição da Algarve Cup. No primeiro jogo da fase de grupos, disputado esta quarta-feira, o conjunto liderado por Francisco Neto levou de vencida a China por 2-1. Os golos foram todos marcados na segunda parte e, apesar de ter começado a perder, Portugal foi capaz de efetuar a reviravolta e levar os primeiros três pontos.

Portugal alinhou de início com Inês Pereira (GR), Mónica Mendes, Sílvia Rebelo, Matilde Fidalgo, Andreia Norton, Cláudia Neto (C), Ana Leite, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Carole Costa e Diana Silva.

Do lado da China, o onze escolhido pelo técnico Siggi Eyjolfsson foi o seguinte: Lu (GR), Liu Shanshan, Wu Haiyan, Ma, Han, Zhang Rui, Wang Shanshan, Xu, Li Ying, Tang e Wang.

Nota para a chuva que caiu ao longo do dia no Algarve e que deixou o relvado do Municipal de Lagos muito pesado. As condições climatéricas condicionaram ambas as equipas, que preferem um estilo de jogo com o controlo da bola e apostam na velocidade das avançadas.

De recordar que Portugal está colocado no grupo A juntamente com China, Austrália e Noruega.

Supremacia portuguesa numa primeira parte sem golos

Dolores Silva e Ana Borges foram as grandes ausências da turma portuguesa à partida para este jogo. Em campo, a capitã Cláudia Neto e Andreia Norton eram as estrelas maiores do conjunto luso.

Portugal entrou mais forte na partida, a dominar o jogo por completo e a ter mais posse de bola. A primeira oportunidade surgiu aos três minutos pelos pés de Diana Silva. Bom trabalho da jogadora do Sporting que, após tirar uma adversária do caminho, rematou à trave da baliza chinesa.

A China remou contra a maré e respondeu com perigo ao minuto seis, na única oportunidade digna de registo na primeira meia-hora. Portugal continuava a controlar o jogo e a chegar mais perto da baliza adversária.

Diana Silva era a jogadora que mais criava perigo às jogadoras chinesas. Andreia Norton também se destacou ao fazer uma grande primeira parte. Portugal voltou a criar muito perigo à passagem do minuto 30, mas a bola teimava em não entrar.

A equipa oriental só conseguiu chegar à baliza portuguesa aos 41 minutos, mas Inês Pereira não vacilou. Dois minutos depois, Fátima Pinto respondeu com um cruzamento/remate a passar próximo da barra.

Chegava ao fim uma primeira parte dominada por Portugal, com as atletas de Francisco Neto a não terem o discernimento necessário para colocar a bola no fundo das redes.

Frango monumental repõe justiça no marcador

À entrada para a segunda parte, o técnico das Quinas lançou Jéssica Silva para tentar mexer com o jogo. Mas quem entrou melhor foi a China. Os primeiros quinze minutos da segunda parte pertenceram ao conjunto de Siggi Eyjolfsson que teve oportunidades para marcar ao minuto 45 e 51.

A seleção portuguesa tentou respondeu por Jéssica Silva, mas quem chegou ao golo foi mesmo a China. Xu Yanlu rematou para o fundo das redes dentro da área portuguesa e inaugurou o marcador.

Portugal viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo e a resposta surgiu dois minutos depois. Carolina Mendes saltou mais alto que a defensiva chinesa e empatou a partida de cabeça, após um cruzamento bem medido.

O golo da igualdade deu alento às jogadoras portuguesas e a partida voltou a ser dominada pelas da casa. Vanessa Marques criou muito perigo ao minuto 65 e cinco minutos depois foi a vez de Diana Silva e Cláudia Neto ficarem perto do golo.

As oportunidades sucediam-se numa altura em que a China já não tinha capacidade para assumir a posse da bola. Aos 75 minutos, as jogadores chinesas chegaram pela última vez à baliza de Inês Pereira.

A partida começava a ser menos bem jogada devido à agressividade das jogadoras chinesas. Faltas sucessivas começavam a tornar o jogo mais parado. E foi mesmo através de uma falta a favor de Portugal que surgiu o último golo da partida.

Aos 85′, Carole Costa assumiu o livre no meio-campo e bombeou a bola para a área adversária. A guarda-redes chinesa colocou-se muito mal para defender e deixou o esférico passar-lhe por cima. Erro grave de Lu, que permitiu a vantagem ao conjunto da casa.

Depois do golo, Portugal preocupou-se em gerir a vantagem e podia ter ampliado o marcador em algumas jogadas de contra-ataque. O placar não se alterou mais e a turma lusa levou os primeiros três pontos na Algarve Cup. A esta hora decorre o segundo encontro do grupo entre a Noruega e a Austrália (Estádio Municipal de Albufeira).

“Iniciar a ganhar é sempre bom e a jogar bem é ainda melhor”

Na ressaca do encontro, Francisco Neto falou de uma vitória justa, em declarações registadas pela agência Lusa: “Acho que fomos superiores em muitos momentos do jogo, apenas com alguma ineficácia na finalização. Iniciar a ganhar é sempre bom e a jogar bem é ainda melhor”.

O treinador português mostrou estar contente com o desempenho das suas atletas: “A equipa tem crescido, o que é notório devido à qualidade que hoje apresentámos. As jogadoras estão a dar cada vez melhores respostas. Esta equipa responde bem, porque é coletiva, as jogadoras que têm entrado têm dado uma resposta muito positiva”.

Em relação ao próximo jogo, frente à Austrália, Francisco Neto disse que acredita que vai ser o jogo mais complicado da fase de grupos: “Diante da Austrália os problemas serão distintos, porque é uma equipa mais agressiva, mais vertical e teremos de estar bem fortes no jogo aéreo. Acredito que vai ser o nosso maior desafio dos três jogos do grupo”.

O objetivo do grupo é alcançar o melhor lugar possível: “Vamos tentar, acima de tudo, ir fazendo os jogos, sem que haja objetivos determinados de classificação. Vamos procurar continuar a crescer e somar pontos ao máximo para que possamos disputar o melhor lugar possível”, explicou o técnico.

“A superação permitiu sair com a vitória”

Carolina Mendes marcou o primeiro golo de Portugal e destacou a competência das companheiras de equipa: “É sempre importante vencer o primeiro jogo porque é uma vitória que nos deixa mais motivadas e preparadas para o próximo jogo. Conseguimos dar a volta ao resultado, fomos competentes dentro de campo e é sempre bom começar a ganhar”.

A jogadora do Atalanta Mozzanica de Itália acredita que o torneio é “exigente”, mas promete chegar “o mais longe possível”: “A superação permitiu sair com a vitória e vamos tentar dar o nosso melhor contra a Austrália, embora encarando todos os restantes jogos da mesma forma, para tentarmos disputar os lugares do pódio. O torneio é muito exigente, mas vamos tentar ir o mais longe possível”.

Sexta-feira, dia 2 de março, segue-se o segundo jogo do Grupo A, que vai opor Portugal e Austrália. A partida está marcada para as 15h00, no Estádio do Algarve.

Artigo editado por Filipa Silva