A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai liderar a criação da primeira Enciclopédia do Românico em Portugal. A iniciativa conjunta com a Fundação Santa María la Real (FSMLR), de Espanha, pretende dar a conhecer o movimento artístico da época Românica em Portugal. Os professores e investigadores da FLUP envolvidos no projeto vão trabalhar testemunhos daquele período das áreas da arquitetura – religiosa, civil ou militar – da ourivesaria, obras de iluminura, entre outras.

O movimento artístico do Românico predominou sobretudo nos séculos XII e XIII, em Portugal, estando patente em edifícios como a Sé de Braga, Sé Velha de Coimbra ou a Sé do Porto.

Maria Leonor Botelho, professora na FLUP e umas das coordenadoras científicas, pretende que o projeto resulte numa “obra congregadora de conhecimento dos objetos produzidos na época Românica, mas também do ambiente político, cultural e social desse momento histórico” em Portugal.

Maria Leonor Botelho, professora da FLUP, é uma das coordenadoras científicas do projeto. Foto: FLUP

A iniciativa nasce através da longa parceria entre a Faculdade de Letras e a FSMLR, da qual já brotaram outros projetos. Contudo, este era já há muito ansiado: “estava na calha há cerca de sete anos e finalmente foram reunidas as condições científicas e financeiras que permitem a concretização desta aposta e deste desafio”, revela Maria Leonor Botelho ao JPN.

O projeto ibérico, financiado exclusivamente pela Fundación Ramón Areces, que conta já com 52 volumes publicados vai ver agora esse número aumentado, através das três obras que vão relatar a Arte Românica em Portugal. Para José María Pérez, diretor da Enciclopédia do Românico da Península Ibérica, a elaboração da colectânea de textos em português “será um trabalho emocionante e consciencioso, mas também intenso e árduo”, garante.

Para a docente do Departamento de Ciências e Técnicas do Património, Maria Leonor Botelho, a iniciativa é um motivo de orgulho não só para a Faculdade de Letras, mas também para a Universidade do Porto: “é um reconhecimento imenso do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido da Arte Românica nesta Universidade. Não falo só em nome da Comissão Científica, mas também pelos autores que vão participar, uma vez que mais de 90% são professores ou investigadores da FLUP”, assegura.

A Enciclopédia do Românico em Portugal vai também integrar dois textos, um de uma docente da Universidade de Coimbra e outro de outra professora da Universidade Nova de Lisboa. A coordenação científica, além de Maria Leonor Botelho, envolve mais dois professores da FLUP: Lúcia Maria Cardoso Rosas e Mário Jorge Barroca.

Assinatura de protocolos entre a FLUP, a FSMLR e Direção Regional da Cultura do Norte Foto: Sofia de Brito

O objetivo principal da cerimónia pública de apresentação do projeto da Enciclopédia do Românico em Portugal, que decorreu esta quarta-feira na FLUP, foi a assinatura dos protocolos entre entidades como a Faculdade de Letras, a Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico e a Direção Regional da Cultura do Norte.

Artigo editado por Filipa Silva