A Católica do Porto apresentou, esta sexta-feira, um novo projeto que consiste numa escola de verão em Sports Governance (governação desportiva). O programa aborda temas como o combate à corrupção nas organizações desportivas e os princípios e modelos para uma boa governação no desporto. O objetivo é oferecer uma visão abrangente e multidisciplinar do que deve ser a governação desportiva.

O curso de verão vai decorrer entre 18 e 23 de junho e contará com a participação de 12 peritos internacionais que vão dar formação em história do desporto, direito desportivo, tributação e arbitragem, direitos humanos, gestão do desporto, desporto e as sociedades desportivas e, ainda, as corporações.

Entre os 12 peritos convidados estão nomes como Joseph Weiler e Miguel Poiares Maduro, antigos membros do Comité de Governação da FIFA, e Cornel Borbély, advogado suíço e antigo investigador do Comité de Ética da FIFA. Maria de Fátima Ribeiro, professora da Universidade Católica Portuguesa, é a responsável pela coordenação executiva do projeto.

Petros Mavroidis, do Tribunal de Arbitragem, e Stephen Weatherill, especialista em Direito Europeu da Universidade de Oxford, são exemplos de alguns peritos internacionais que vão estar em Portugal, no mês de junho, para participar na iniciativa da Escola de Direito da Universidade Católica do Porto agendada para este verão.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro