A Exponor, em Matosinhos, recebe a 11ª edição da Qualifica até domingo, um certame dedicado às áreas da educação, formação, emprego e juventude. “Love the planet” é o mote deste ano, com o objetivo de alertar os jovens para a necessidade de práticas responsáveis do ponto de vista ambiental.

Ao JPN, Oriana Noronha, diretora do evento, revelou que, no dia de abertura, a feira recebeu mais visitantes que no primeiro dia da edição passada: “Ontem [quinta-feira] tivemos cerca de mais três a quatro mil pessoas” do que em 2017. No conjunto dos dias do evento a organização espera “chegar aos 40 mil visitantes”, avançou Oriana Noronha.

Este ano, a organização quis inovar e chegar mais perto dos jovens, através de um tipo de comunicação “um pouco diferente do habitual”. “Utilizámos meios como o Facebook, o Instagram e o Spotify”, explicou a responsável.

Além disso, a nova edição aposta em novas atividades, que vão “ao encontro dos jovens e que se identificam com o que o mercado procura mais – as novas profissões e o reencontro das profissões antigas”.

No programa há shows de barbearia, showcookings, desfiles de moda, castings, teatro e dança, entre outras atividades distribuídas pelos quatro dias do evento.

A organização dá também destaque à área de gaming e à presença do youtuber Tiagovsky que se popularizou com a publicação de vídeos de gameplay.

Oriana Noronha realçou também alguns expositores como o stand dedicado ao Gap Year, “que convida os estudantes a fazer um ano sabático e mostra algumas culturas diferentes em países estrangeiros”, e o Next Level, que “procura ajudar o atleta de alta competição a conjugar o estudo e a atividade de alta competição”.

Na 11ª Qualifica estão representadas instituições de ensino politécnico, universidades portugueses e estrangeiras. Este ano, o país convidado é o Canadá.

Para a responsável, a feira abrange diversas áreas, podendo chegar a todos os interesses dos visitantes. “Há um leque muito abrangente onde o jovem pode ver perfeitamente as suas perspetivas de futuro”, remata.

A feira Qualifica decorre até domingo, entre as 10h00 e as 19h00. O bilhete individual custa 3 euros. A entrada é gratuita a crianças até aos 12 anos.

Artigo editado por Filipa Silva