“Les Affamés”, de Robin Aubert, foi o vencedor do Grande Prémio de Cinema Fantástico da 38ª edição do Fantasporto.  Aubert também levou para casa o prémio de Melhor Realizador que junta ao que já tinha recebido em 2006, com o filme “Saints Martyrs des Damnés”.

O filme canadiano passa-se numa aldeia remota do Quebec onde os habitantes sofrem súbitas modificações e se viram contra as pessoas que mais amam.

“Les Affamés” já tinha ganho o Festival de Toronto (Melhor Filme) e foi premiado nos festivais de Montreal e de Madrid.

O Prémio Especial do Júri Internacional foi atribuído à coprodução da Estónia, Holanda e Polónia “November”, de Rainer Sarnet.

Baseado no best-seller de Andrus Kivirah, o filme representou a Estónia nos Óscares na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A longa-metragem desenrola-se durante um longo inverno báltico e mistura magia, humor negro e romance. “November” ganhou também o prémio para a Melhor Fotografia, de Mart Taniel.

O filipino Ian Veneracion venceu na categoria de Melhor Ator pelo seu desempenho em “Ilawod – Espírito da Água”, de Dan Villegas.

Jessica McLeod foi galardoada com o prémio de Melhor Atriz com o papel de Samantha em “The Hollow Child”, do canadiano Jeremy Lutter.

Cinema sul-coreano em destaque na edição deste ano

Já na secção da 28ª Semana dos Realizadores, “True Fiction”, do sul-coreano Kim Jin-mook arrecadou os prémios de Melhor Filme e Melhor Argumento.

Marwan Hamed recebeu o galardão de Melhor Realizador, pela superprodução egípcia “Al-Asleyeen / The Originals”.

Soho Rezanejad conquistou o prémio para a Melhor Atriz, pelo seu desempenho no filme dinamarquês “The Charmer”, de Milad Alami, sobre as dificuldades de integração dos imigrantes do Médio Oriente na Europa.

O português Eric da Silva levou para casa o prémio de Melhor Ator pela atuação em “Uma vida sublime”, de Luís Diogo.

O Prémio Cinema Português foi para “Aparição”, de Fernando Vendrell.

Na mesma categoria, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa venceu o Concurso Entre Escolas e o filme “Quem Bate À Porta”, de Afonso Marmelo mereceu a Menção Especial pela Criatividade.

No concurso deste ano do Fantasporto estiveram representado cerca de 30 países diferentes.

Lista dos vencedores do Fantasporto 2018:

Júri Internacional Cinema Fantástico

• Grande Prémio Melhor Filme

“Les Affamés”, de Robin Aubert

• Prémio Especial do Júri

“November”, de Rainer Sarnet

• Menção Especial

“A Day”, de Cho Sun-ho

• Melhor Realização

“Les Affamés”, de Robin Aubert

• Melhor Ator

Ian Veneracion, em “Ilawod – Espírito da Água”