A coordenadora da área de multimédia do semanário “Expresso”, Joana Beleza, vai estar esta terça-feira na redação do JPN, onde será Editora por um Dia. A antiga aluna da licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) revelou que tem preparadas “algumas surpresas” para o encontro com os estagiários do JPN.

Ao longo do dia, haverá também tempo para falar da sua experiência enquanto profissional do jornalismo. Joana Beleza venceu o Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro com o trabalho multimédia “Matar e Morrer por Alá: Cinco Portugueses No Estado Islâmico”, é responsável pelo Podcast F5 do “Expresso” e conta com um vasto currículo na área da reportagem multimédia.

A viagem até aos dias de hoje

Joana Beleza acabou o curso de Ciências da Comunicação em 2005. Fez estágio na “Lusa” e, em 2006, entrou para a Rádio Renascença a convite de um antigo professor, Pedro Leal.

Enquanto estudante, a jornalista natural de Vila do Conde “tinha mostrado algum interesse no fotojornalismo” e, quando entrou para a Renascença, foi convidada a dinamizar o site, a fortalecer a aposta no digital e na reportagem multimédia.

Tirou um curso de cinema de animação, no Porto, ainda durante a licenciatura, com Abi Feijó, fez uma formação em vídeo e em gravação de programas em estúdio na ETIC e tirou também um mestrado em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa.

Joana Beleza conta que foi “a primeira pessoa de uma equipa que cresceu imenso entre 2006 e 2012” na Renascença: a equipa de multimédia.

Em 2014, foi convidada para se juntar ao “Expresso” para ajudar a fortalecer a secção do digital. Hoje, é coordenadora da área multimédia do semanário.

Editora por um dia no JPN

Joana Beleza vai estar na casa do JPN esta terça-feira. A jornalista “preparou algumas surpresas” e disse que “a ideia é ajudar os estagiários a pensar de maneira diferente”.

A vencedora do Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro quer que os alunos “desenvolvam novas maneiras de pensar e de desenvolver as notícias”, saindo “das regras do jornalismo” e deixando-se “influenciar por outros estímulos”.

A editora da próxima terça-feira quer “dar ferramentas de trabalho” e ajudar os alunos a perceber como “podem usar todos os sentidos numa reportagem multimédia”.

Joana Beleza estagiou no JPN em 2005 e “continua a acompanhar a atualidade no site” apesar de “nunca mais ter voltado ao curso”.

Em relação aos estudantes que saem do curso, a jornalista do “Expresso” contou que lida com estagiários de muitos pontos do país, mas os do Porto são “os que saem melhor preparados”.

Joana Beleza entrou em Ciências da Comunicação quando o curso tinha um ano e, nessa altura, havia “medo de que não preparasse bem os alunos”, mas o “curso é muito bom”, concluiu Joana Beleza.

O futuro no Jornalismo

Licenciou-se no Porto e tem já uma carreira de prestígio no jornalismo. Para os estudantes da área, Joana Beleza aconselha a que “não parem de estudar” e “se especializem numa área de que gostem”.

O segredo pode passar por “experimentar vários meios” e “não mandar currículos só para um determinado meio”. Joana Beleza passou por uma rádio e por um jornal impresso, trabalhando sempre no digital, e acredita que isso “é uma mais-valia”.

O JPN é o jornal digital da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. A iniciativa Editor por um Dia é promovida há já vários anos – o jornal foi fundado em 2004 – e tem o intuito de levar à redação do jornal digital profissionais da área do Jornalismo, a quem caberá conduzir os trabalhos ao longo de um dia.

Artigo editado por Filipa Silva