A Universidade do Porto vai assinar um protocolo de cooperação com mais de 20 autarquias de todo o país, que visa apoiar a empregabilidade de estudantes e recém-graduados. A parceria vai ser formalizada esta quinta-feira, às 15h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

De acordo com uma nota de imprensa enviada às redações, Alcanena, Armamar, Baião, Castanheira de Pera, Castelo de Vide, Mação, Madalena, Mesão Frio, Mogadouro, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Grândola, Oliveira de Frades, Ponte de Sor, Porto de Mós, Santa Marta de Penaguião, Sardoal, Sousel, Trancoso, Trofa, Valongo e Vila Pouca de Aguiar são os municípios que se vão juntar ao protocolo.

O objetivo do acordo passa pela identificação de soluções que possam apoiar o desenvolvimento das regiões. “Acreditamos que esta colaboração pode favorecer a empregabilidade dos nossos estudantes, simultaneamente promovendo a sua fixação nestes municípios e regiões, contribuindo assim para a retenção de talento em Portugal e para a defesa da integridade territorial do país”, descreve Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto, na nota de imprensa.

O Gabinete de Comunicação da Reitoria adianta ao JPN que no evento de assinatura do documento serão divulgadas algumas informações novas relativas a uma reestruturação do protocolo. Além da assinatura formal com cada autarquia, vão ser também apresentadas ações e áreas de intervenção desta parceria.

O protocolo de cooperação para promoção de empregabilidade foi criado em 2015 e foi assinado, na altura, por 32 câmaras municipais.

Na cerimónia desta quinta-feira vão estar presentes Maria Fernanda Rollo (Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Sebastião Feyo de Azevedo (reitor da Universidade do Porto), António Fontainhas Fernandes (reitor de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Salustiano Mato de la Iglesia (reitor da Universidade de Vigo) e Manuel Fontaine (vice-presidente da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto).

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro