A Câmara Municipal do Porto divulgou esta quarta-feira o nome do escolhido para ser homenageado na Feira do Livro do Porto deste ano.  José Mário Branco vai assinalar os 50 anos de carreira, gravando o nome na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal.

O cantor, compositor, letrista, produtor e ator vai estar no centro de muitas das atividades culturais e de animação que vão integrar o evento. Além disso, vai ser o convidado para uma conversa com a jornalista Anabela Mota Ribeiro, de acordo com uma nota de imprensa enviada às redações.

José Mário Branco foi o autor de músicas de intervenção durante a ditadura e após o 25 de Abril de 1974 como “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” (1971) ou “FMI” (1982). O cantor  é natural do Porto, onde nasceu a 25 de maio de 1942. Foi perseguido pela PIDE e foi exilado político. Pisou palcos da música, do teatro, da televisão e do cinema. Fez também produção, como são exemplo os arranjos em discos de Sérgio Godinho e Zeca Afonso. Em Paris, gravou os passos que se ouvem no início da música “Grândola, Vila Morena”.

O cantautor vai ser a quarta figura a ser homenageada na Feira do Livro do Porto. Junta-se, assim, a nomes como Vasco Graça-Moura, Agustina Bessa-Luís e Mário Cláudio, que foram as personalidades destacadas nas edições anteriores. Sophia de Mello Breyner foi a autora escolhida na última edição.

A Feira do Livro do Porto é organizada desde 2014 pela Câmara Municipal do Porto. Este ano, o evento deve começar a 7 de setembro e terminar no dia 23.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro