A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai ter, a partir deste mês, um gabinete para apoio social, psicológico e jurídico a vítimas de violência. A assinatura do protocolo de colaboração entre o município e a associação Projeto Criar aconteceu durante o Simpósio “Gaia Protege +”, no Auditório Municipal de Gaia, esta quinta-feira.

O gabinete vai albergar o projeto JAVV – Justiça Adaptada às Vítimas de Violência -, apresentado pela associação Projeto Criar à Câmara de Gaia em agosto do ano passado. Ainda não está definida uma data para a abertura do espaço – cuja localização não foi também adiantada -, mas será no decorrer do mês de março.

O JAVV tem como objetivo criar sinergias com várias entidades, como a Ordem dos Psicólogos, dos Advogados, os tribunais, os hospitais, as escolas, as forças de segurança, entre outras – de forma a montar uma rede articulada e multidisciplinar para dar o apoio mais eficaz às vítimas.

Para Leonor Valente Monteiro, coordenadora geral da associação Projeto Criar – que desenvolve ações do género noutros municípios do país – o JAVV vai permitir que “as vítimas sintam que têm uma rede que as apoia e que vão ter justiça. Isso é o que elas precisam para poderem prosseguir com as suas vidas para a frente e de forma protegida”, assegura ao JPN.

Na prática, as vítimas de violência sinalizadas serão encaminhadas para o gabinete, de forma a ser feita uma primeira triagem do caso, na presença de um advogado e de um psicólogo. Numa fase posterior, são estes profissionais que ficam responsáveis por gerir o processo, tanto a nível jurídico, como psicológico.

Para a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Gaia, Marina Ascensão, o projeto nasce com o objetivo de tornar o município mais eficaz e independente no atendimento às vítimas: “achamos que ainda era uma área que estava por explorar. Muitas das vezes temos de encaminhar as pessoas para o Porto, onde coexistem várias associações, para conseguirem ter este apoio”, afirmou à margem da cerimónia.

Marina Ascensão assegura que os números de violência doméstica, no concelho de Vila Nova de Gaia, estão dentro da média nacional e garante que “a ação social é uma prioridade para a Câmara Municipal e assim continuará a ser”.

O gabinete de apoio às vítimas de violência vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00.