Numa indústria dominada pelo masculino, a final do concurso Bloom é feita no género oposto. No primeiro dia do Portugal Fashion (PF), marcado para 22 de março, é realizada a última etapa da iniciativa dedicada à identificação e apoio de novos talentos no panorama da moda nacional.

Ana Eusébio, em conjunto com Catarina Gonçalves – parceria da qual surgiu a marca LESS.buyless -, Carolina Sobral, Diana Quintal, Mara Flora Costa, Maria Meira, Patrícia Augusta, Rita Carvalho e Sara Cruz são as jovens criadoras que vão apresentar as suas coleções, a partir das 15h00.

No final dos desfiles, inseridos na edição outono/inverno 2018/19 do PF, que este ano se realiza no Parque da Cidade do Porto, saber-se-á quem são as duas vencedoras do concurso Bloom.

Estas vão receber um incentivo financeiro de dois mil euros para produção e desenvolvimento de futuros trabalhos, além da oportunidade de apresentarem as suas propostas nas edições de outubro de 2018 e março de 2019 no Portugal Fashion. As vencedoras vão ainda contar com o suporte de mentoring e orientação da plataforma, assim como apoio técnico nos desfiles.

O concurso Bloom serviu de rampa de lançamento para vários criadores. Carla Pontes, Diogo Miranda, Hugo Costa, David Catalán, Inês Torcato e Nycole participaram no concurso que já os levou além-fronteiras.

Como funciona o concurso?

Inserido no PF, um projeto da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários -, em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal -, o concurso Bloom é uma forma de reforçar o contributo da plataforma para a renovação da moda portuguesa.

Todos os jovens criadores de moda residentes em território nacional que tenham entre 18 e 35 anos podem candidatar-se, tanto de forma individual como em dupla.

Numa primeira fase, são selecionados os 12 dossiers a concurso. Desses, apenas oito concorrentes são escolhidos, com base num coordenado que criaram e defenderam perante um júri.

A apresentação dos trabalhos das participantes é feita em formato de desfile no primeiro dia do Portugal Fashion, dedicado aos jovens criadores. Antes de colocarem os coordenados na passerelle para avaliação, nos bastidores, um júri vai comprovar se a coleção corresponde ao projeto selecionado.

Os vencedores serão anunciados no final do desfile. David Catalán e Beatriz Bettencourt venceram a última edição do concurso.

O JPN vai dedicar um artigo a cada uma das concorrentes. Os trabalhos vão ser publicados diariamente de segunda a sexta-feira, até dia 22, data de arranque do evento no Porto. Esta terça-feira, o texto é dedicado a Carolina Sobral.

Artigo editado por Filipa Silva