Dos vários concursos ligados à área do design em Portugal, Carolina Sobral já tinha participado em quase todos. Desde a competição Acrobatic, em que ganhou um prémio de uma loja mais concetual (a THE) à Modtíssimo, na qual ficou em terceiro lugar.

Depois de uma pausa nestes desafios, a jovem criadora de Oliveira de Azeméis volta aos concursos. Desta vez chegou à última etapa do concurso Bloom, associado ao Portugal Fashion.

A designer participou no concurso Acrobatic, em que ganhou um prémio da loja THE, uma loja mais concetual. Foto: Cortesia Carolina Sobral

Carolina Sobral vê esta plataforma como uma das melhores formas de dar a conhecer o trabalho de um jovem designer que está a iniciar o percurso: “Há imensa gente que vai ver o Bloom para descobrir novos criadores, como por exemplo a Minty Square. Acho que já não há aquela ideia de ir só ver os designers famosos, como acontecia anteriormente”.

A concorrente do Bloom, antes de enveredar pelo design, esteve um ano em arquitetura, mas não gostou do curso. Optou por estudar design de moda na Escola Superior de Artes e Design, no Porto, e, no final, estagiou com Hugo Costa, na altura ainda designer no espaço Bloom.

Queria também ter experiência a nível do Fast Fashion, por isso está desde 2015 a trabalhar como designer de malas na Parfois. Apesar de gostar do que faz, sente falta de ter uma marca própria e, por isso, decidiu tentar a sorte neste concurso.

A coleção do Portugal Fashion

Ainda que tenha desistido de estudar arquitetura, Carolina Sobral continua a inspirar-se nas linhas simples que caracterizam a área para as suas coleções.  Nos coordenados que bebem inspiração de Céline, marca que admira pelo seu estilo minimal e clean, baseou-se no trabalho do artista plástico José Dávila, que usa materiais de construção.

“Acabei por adaptar o estilo que ele usa, os conceitos dele, para roupa”, explica a criadora. Os “materiais mais naturais, mais rudes, com um toque mais áspero” utilizados por José Dávila, aparecem sob a forma de fazendas, algodões e lãs.

A coleção de Carolina Sobral teve o trabalho do artista plástico José Dávila como inspiração. Foto: Cortesia Carolina Sobral

Carolina joga com volumetrias, criando peças “super oversized”. Nestas adiciona sempre detalhes, como uma fita de outra cor ou material, conferindo diferentes texturas às propostas.

De forma a “elevar a sua coleção” e aproveitando a experiência do trabalho que faz atualmente, a designer criou também malas e acessórios.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro