A Corrida Dia do Pai, na cidade do Porto, vai já na 15ª edição. Este ano, a prova realiza-se no próximo domingo, 18 de março, e disponibiliza dois percursos: uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de seis quilómetros. Ambas com novos pontos de passagem.

A partida está marcada para as 10h00, no Queimódromo, perto do Parque da Cidade do Porto. A chegada realiza-se no mesmo local. A três dias da corrida, a organização adianta que há já “mais de oito mil inscritos”. O objetivo é chegar aos nove mil participantes, os mesmos da edição anterior.

O evento dedicado aos pais tem, este ano, um percurso diferente. A maior parte do trajeto vai desenrolar-se em Matosinhos. “Esta foi a solução encontrada pela organização, depois de um problema de mobilidade imposto pela Câmara Municipal do Porto”, declara Jorge Teixeira, da organização.

A organização garante estar confiante em relação ao novo percurso e vê como uma oportunidade para o município de Matosinhos: “Não tenho dúvidas que vai ter sucesso e fica Matosinhos a ganhar com a Corrida Dia do Pai”.

Na corrida das famílias deste ano, o lema escolhido foi “O meu pai é mais rápido que o teu!”. Jorge Teixeira justifica a opção com base em corridas anteriores: “Vamos tentar entrar numa lógica daquilo que tem sido os nossos eventos, divertidos e com bastante animação durante o percurso”.

Apesar de ser uma corrida com o objetivo de celebrar o Dia do Pai e sem direito a prémio monetário, quem participa sonha ter o melhor desempenho. No ano anterior, quem provou estar em melhor forma foram os atletas Hélio Gomes e Daniela Cunha, ambos do Sporting Clube de Portugal.

Na frente da corrida deste ano vão estar, entre outros atletas masculinos, Miguel Ribeiro, do Olímpico Vianense, Bruno Silva e André Silva, que representam o Águias de Alvelos e ficaram na quinta e oitava posição na edição anterior da Corrida Dia do Pai.

Helena Alves do União Desportiva de Várzea, Fátima Silva do Clube Desportivo da Póvoa e Carla Faria do Boavista Futebol Clube são alguns nomes da elite feminina que vão estar em prova no domingo.

A 15ª edição da Corrida Dia do Pai vai contar com atletas de 18 nacionalidades de quatro continentes: Europa (10 atletas), América (5), África (2) e Ásia (1).

Jorge Gabriel apadrinha pelo segundo ano consecutivo a prova que pretende ser de toda a família. Este ano, o apresentador também vai participar na corrida de 10 quilómetros.

As inscrições continuam abertas.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro