Ana Eusébio e Catarina Gonçalves decidiram participar juntas no concurso Bloom, para o qual surgiu a LESS.buyless. A marca tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre individualismo e o mundo.

Conheceram-se no secundário e, apesar de não terem tirado o curso de design na mesma faculdade, mantiveram o contacto.  Acabaram por criar um projeto em conjunto, que trouxesse uma moda mais consciente à indústria e ultrapassasse os conceitos moda/arte.

Sempre souberam que queriam ser designers, apesar de Ana Eusébio admitir que “sabia que iria ser um grande desafio, principalmente em Portugal, onde a cultura da moda ainda é vista com pouca credibilidade”.

Ana Eusébio apresentou uma coleção no final da licenciatura na plataforma Bloom. Foto: Cortesia Ana Eusébio

A designer estudou na Escola Superior Artes e Design e acredita que a escola “sublinhou o desejo já existente de entrar na área” e lhe ofereceu as ferramentas necessárias para “a concretização deste sonho”.

Já Catarina Gonçalves, apesar de considerar que o curso de design de moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa lhe permitiu encontrar uma “identidade” para os seus projetos, sente que este ficou um pouco aquém das suas expectativas.

Catarina Gonçalves considera que a licenciatura foi importante para encontrar uma “identidade” para os seus projetos. Foto: Cortesia Catarina Gonçalves

No entanto, a sua confiança no Bloom é maior. Catarina acredita que o espaço “abrirá novas portas” e “dá a oportunidade de conhecer o talento jovem português”.

Ana Eusébio nota que esta é a melhor plataforma a integrar quando se quer avançar com um projeto de moda: “Não só nos dá a exposição necessária como é um reconhecimento de que o nosso trabalho é diferente e vale a pena”.

A coleção do Portugal Fashion

Para a coleção que vão apresentar no primeiro dia do Portugal Fashion, quiseram criar algo que tivesse impacto social. Mas esta não é uma vontade pontual, uma vez que as jovens criadoras sublinham que esta é a base de todo o trabalho da LESS.buyless.

ISOLATION “inspira-se nos estados de stress, ansiedade e depressão que aumentam cada vez mais com o ritmo acelerado a que somos constantemente sujeitos”, explica Ana Eusébio ao JPN.

“A coleção pretende transportar o seu consumidor para um destino tranquilo onde a exteriorização de sensações o liberta dos estados mencionados”, acrescenta.

A coleção da LESS.buyless para o concurso Bloom pretende ter algum impacto em quem a vê. Foto: Cortesia Ana Eusébio

As designers realizaram um questionário de forma a perceber como é que estas situações se refletem nas vidas das pessoas e foi a partir dos resultados que construíram a coleção.

Silhuetas oversized contrastam com outras slim fit, de modo a simular os sintomas e sensações vividas nestes casos. Numa paleta de cores que varia entre o preto, o branco e o azul, a coleção inclui “detalhes que apertam, pressionam e alteram o seu estado – através da mudança de cor com o calor”.

De acordo com Catarina Gonçalves, “a Less é uma marca contemporânea e desportiva, indicada para um consumidor consciente, que quer uma história ao invés de uma peça banal. Um consumidor que se preocupa, que pensa e que cuida de si e dos outros”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro