As obras no posto da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Cedofeita estavam pedidas desde 2015 pela Junta de Freguesia. A confirmação do Ministério da Administração Interna (MAI) chegou esta quarta-feira e os trabalhos começam ainda este ano. Até 2020 prevê-se que a empreitada fique concluída.

A esquadra da PSP de Cedofeita mudou-se para o edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Cedofeita, no Largo Pedro Nunes, em 2015. O contrato de arrendamento celebrado em agosto de 2015 entre a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e a PSP previa a libertação do espaço para que se instalasse a esquadra.

O contrato foi celebrado pelo prazo de 15 anos, renovável por sucessivos períodos de cinco anos, contemplando o pagamento de 3.100 euros mensais por parte da PSP.

A Junta de Freguesia do Centro Histórico mudou-se para um novo edifício na Rua Oliveira Monteiro e gastou cerca de 200.000 euros com a mudança para uma nova sede. Aquando da assinatura do contrato, a Junta de Freguesia pediu ao Ministério da Administração Interna (MAI) para que fossem realizadas obras na nova esquadra da PSP.

Apesar da insistência, não foram realizadas as obras previstas durante os três anos. A confirmação de que os trabalhos iam avançar chegou esta quarta-feira.

António Fonseca, Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, falou com o JPN sobre “três anos de instabilidade e insegurança” e confirmou o início das obras: “Tive reunião com a Secretária de Estado da Administração Interna e ontem [última quarta-feira] mesmo foi publicado no Diário da República que as obras iam avançar”.

“Já foi autorizado e publicado em Diário da República e as obras têm de avançar em 2018”

O autarca explicou que em 2015 foi assinado o protocolo de arrendamento num local que “o Ministério da Administração Interna, os Comandos da PSP e os Sindicatos da PSP consideraram como ideal”. O espaço permite albergar 80 agentes.

António Fonseca disse que passou muito tempo, mas “mais vale tarde do que nunca”: “Passada a insistência, algum sentimento de insegurança da população e a falta de esperança, finalmente chegou a luz ao fundo do túnel”.

Ainda não há data para o início das obras, mas o autarca adianta que os trabalhos têm de começar ainda este ano: “Já foi autorizado e publicado em Diário da República e as obras têm de avançar em 2018”.

O orçamento previsto é de 507.000 euros mais o valor do IVA para uma obra que é para ser concluída entre 2018 e 2020. Recorde-se que Cedofeita estava sem esquadra da PSP desde 2013.

O autarca eleito em 2013 e reeleito em 2017, contou que está “feliz” porque conseguiu “colmatar a lacuna da segurança”: “É uma zona com uma grande comunidade populacional, empresarial e estudantil. Uma área elevadíssima que não tinha uma esquadra. Fico feliz porque fica colmatada uma lacuna que já estava a falhar há cinco anos”, concluiu o Presidente da Junta.

A Junta de Freguesia do Centro Histórico do Porto continua a ser proprietária do edifício que acolhe a esquadra e recebe uma renda mensal.

Em relação às despesas que teve com a mudança, António Fonseca disse que esses custos podem não ser cobrados: “Gastámos muito dinheiro com a mudança, mas temos de ter algum contributo e o objetivo é criar condições condignas para os agentes da PSP”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro