O número de casos confirmados de sarampo subiu para 42, afirmou, esta manhã, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, numa conferência de imprensa na sede da Administração Regional De Saúde Do Norte, no Porto.

Dos 42 casos confirmados, todos são adultos jovens com idades entre os 20 e 40 anos, sendo na sua maioria profissionais de saúde e estando mais de dois terços dos infetados vacinados, avançou ainda Fernando Araújo. No total, são 117 os suspeitos de terem contraído a infeção. Destes, 39 estão “a aguardar resultados”.

Dos casos suspeitos, o de Braga não foi confirmado. No entanto, há novos casos na lista, nomeadamente o de uma criança com 12 meses que está a aguardar resultados, e uma residente em Pombal que foi contagiada por um doente francês. O bebé está estável e por isso não necessitou de ficar internado. Fernando Araújo adianta ainda que a criança “tem um prognóstico muito favorável”.

Atualmente estão cinco doentes internados, três no Hospital de Santo António, um no Hospital de São João e outro no Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos. Dos cinco, apenas um está confirmado e os restantes estão em avaliação. Fernando Araújo afirma que todos eles “estão estáveis” e ” com prognóstico favorável”.

Três alunos do ICBAS estiveram internados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Já esta tarde, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) informou, em comunicado, que deram entrada neste hospital desde sábado sete doentes com suspeita de sarampo “dos quais três são referentes a estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar [ICBAS]”.

Todos os internados receberam “alta clínica” por nenhum dos casos estar confirmado.

Uma fonte do CHVNG/E já tinha adiantado anteriormente à Lusa que tinham dado entrada no centro hospital seis doentes com suspeitas de sarampo.

Balanço do surto

Apesar do ressurgimento de novos casos, Fernando Araújo acredita que o surto está controlado: “Estamos confiantes que o processo está a decorrer de forma natural para este tipo de situações”. Acrescenta ainda que “é normal e expectável que surjam mais casos”.

Na região norte, 98% das pessoas estão vacinadas ou já tiveram contactos com a doença e, portanto, “é um surto característico”, sublinha o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

No Hospital de Santo António já foram administradas 951 doses de vacinas entre todos os profissionais de saúde, nomeadamente, médicos, enfermeiros, técnicos, estudantes de medicina e enfermagem. “Estamos a tentar cobrir todo o universo de profissionais e de futuros profissionais que tenham contacto com doentes”, remata Fernando Araújo.

Com o surgimento da infeção tem havido uma maior procura pela vacina por parte da população. Fernando Araújo lançou ainda um apelo: “as vacinas são gratuitas, são seguras, vale a pena vacinar para se proteger a si próprio, mas também para proteger todos os outros”. A devida prevenção limita a gravidade da doença e o contágio.

Relativamente à capacidade de resposta dos hospitais, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde explica que, até ao momento, ainda não foi registado qualquer problema em termos de resposta à vacinação.

Fernando Araújo saúda o Hospital de Santo António por ter tido “uma enorme capacidade de identificar que havia um surto” antes de se saber o respetivo diagnóstico, de “tomar as medidas necessárias com a Saúde Pública da Região Norte e de limitar todo esse processo”.

O secretário de Estado acredita que o Hospital de Santo António vai conseguir continuar a dar respostas: “Estamos muito confiantes que o Hospital de Santo António irá continuar a cumprir com as suas obrigações como tem feito de forma excelente”.

Os primeiros casos deste surto de sarampo foram identificados no dia 23 de fevereiro, no Hospital de Santo António, no Porto. De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde, a curva epidémica do surto foi mais acentuada entre os dias 8 e 15 deste mês. O dia 14, com sete casos, foi o mais grave até ao momento.

Fernando Araújo relembrou a necessidade de estar atento ao boletim de vacinas. Em caso de dúvidas, ligue para a linha de Saúde24: 808 24 24 24.

Artigo editado por Filipa Silva

*Informação atualizada às 19h15 com a informação divulgada pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho sobre os sete doentes com suspeita de sarampo que estiveram internados no hospital