Há quatro candidatos admitidos pela Comissão Eleitoral nas eleições para a liderança da Reitoria da Universidade do Porto para o mandato 2018-2022.

Segundo a ata da reunião desta segunda-feira da comissão, depois de “apreciar a admissão ou rejeição das candidaturas”, foram aceites por “unanimidade” as candidaturas de António Manuel de Sousa Pereira, Peter Godman, Sebastião Cabral Feyo de Azevedo e Xose Rosales Sequeiros.

Há ainda a possibilidade de mais dois candidatos se manterem na corrida. Foi concedido a Allen G. P. Ross e Said Irandoust um prazo de 48 horas – até às 18hoo de quarta-feira (21) – para regularizarem a documentação que falta às suas candidaturas, refere o documento.

Sebastião Feyo de Azevedo, atual reitor da universidade, já tinha confirmado a sua intenção de concorrer ao segundo mandato, o último a que se pode candidatar devido à limitação legal de dois mandatos.

António Sousa Pereira, o outro nome português que surge na lista, é o atual diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) desde 2014.

Entre os nomes estrangeiros a candidatarem-se, segundo a agência Lusa, Xose Rosales Sequeiros é catalão. Tem trabalho de investigação na área da linguística, leciona no Cazaquistão, mas já deu aulas, segundo o próprio, em várias universidades britânicas. Já o britânico Peter Godman é docente na área da História, na Universidade La Sapienza, em Roma, Itália.

Fechadas as candidaturas no domingo passado (18), a análise dos processos decorre até dia 25 de março. Para dia 11 de abril está marcada a publicação definitiva das candidaturas, estando a audição pública dos candidatos marcada para 24 de abril. A eleição acontece a 27 de abril.

Artigo editado por Filipa Silva