Depois do referendo que resultou no “não” à realização da Garraiada na Queima das Fitas de Coimbra, o Conselho de Veteranos reuniu esta quarta-feira (dia 21) e decidiu que o evento se vai realizar.

Contactado pelo JPN, o Dux do Conselho de Veteranos, João Luís Jesus, afirmou: “A decisão que saiu ontem [quarta-feira] do Conselho de Veteranos é que, neste momento, a Garraiada continua a existir. A decisão foi esta, é a que está cá fora”.

Quando confrontado com o facto de a decisão tomada pelos 27 membros que compõem o Conselho ir contra a vontade dos estudantes, manifestada no referendo de 13 de março, João Luís Jesus sublinhou: “A única coisa que tenho a comunicar neste momento é o resultado da reunião de ontem”.

O presidente do Conselho disse, ainda, que vai reunir, esta quinta-feira (22) com a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Comissão Organizadora da Queima das Fitas. Na sequência do encontro pode ser marcada nova reunião do Conselho de Veteranos. A festa dos estudantes de Coimbra tem lugar de 4 a 11 de maio.

O referendo convocado pela Associação Académica de Coimbra e pelo Conselho de Veteranos teve a participação de 5.638 estudantes, dos quais 1.484 votaram a favor da realização da atividade. Mais de 70% mostrou-se contra. Na altura, na sequência deste resultado, Alexandre Amado, atual líder da AAC, declarou que “a prática já não se enquadra naquilo que são os princípios e formas de atuar e estar da academia de Coimbra” e que a atividade sairia do programa da Queima das Fitas.

O JPN tentou, sem sucesso até ao momento, chegar à fala com os responsáveis da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra.

Artigo editado por Filipa Silva