A Seleção Nacional A de andebol feminino realiza, esta quinta-feira, o jogo da terceira jornada da qualificação para o Campeonato da Europa de França frente à Áustria. O encontro está marcado para as 20h30, no Pavilhão Municipal de Tondela. Depois de duas derrotas frente às seleções da Rússia e Roménia, Ulisses Pereira, o selecionador nacional, acredita que, esta noite, Portugal pode conseguir a primeira vitória do apuramento.

Para o selecionador nacional, o jogo vai ser complicado mas acredita que Portugal pode surpreender: “Vai ser um jogo bastante difícil contra uma seleção que tem estado num bom momento, mas acreditamos que podemos fazer uma surpresa”.

Ao JPN, o selecionador nacional afirma que “as atletas estão bastante motivadas”. “É importante que consigamos começar bem o jogo para que as atletas acreditem que é possível, porque eu acredito mesmo”, reitera.

Portugal até ao momento tem duas derrotas, o que dificulta a tarefa. Para o selecionador aveirense passar o apuramento “é um objetivo secundário”. O grupo está a trabalhar para que daqui a dois anos possam reunir condições de garantir uma qualificação para as grandes competições como os Campeonatos da Europa e do Mundo, avança.

“Se surgir a oportunidade, nós vamos tentar agarrá-la, mas é uma possibilidade ainda remota”, desabafa Ulisses Pereira. Ainda assim, apesar de as possibilidades serem escassas, o selecionador acredita que os jogos frente a seleções com qualidade vão permitir às jogadoras portuguesas ganhar a experiência necessária para que, mais tarde, possam garantir o apuramento em grandes competições internacionais.

Cristiana Alves é novidade

Para o jogo com a Áustria, Ulisses Pereira teve de fazer alterações de última hora na convocatória. Érica Tavares e Maria Pereira ficaram afastadas do apuramento devido a lesão. Cristiana Alves é novidade na seleção A.

“A Cristiana Alves é uma atleta que se tem destacado muito no campeonato este ano e tem uma atitude muito forte dentro de campo e eu acredito que nos pode ajudar naquilo que pretendemos”, sublinha Ulisses Pereira relativamente à convocatória da atleta do Académico.

A jogadora do clube do Porto admite que nunca pensou que poderia ser chamada à seleção sénior. A experiência tem sido bastante enriquecedora: “Sabemos que não há espaço para errar e estamos muito concentradas para o jogo de logo. Desde o início que fui bem recebida pelo grupo. A experiência tem sido incrível”, afirma.

“Quando fazemos o que gostamos temos que estar confiantes. O que sabemos sai naturalmente, por isso, não há nervos nem pressões. É só desfrutar deste orgulho que é representar as cores do nosso país e poder cantar o nosso hino com as quinas ao peito”, sublinha a atleta de 22 anos.

Relativamente ao jogo desta noite, Cristiana assegura que Portugal vai dar o seu melhor: “Estamos concentradíssimas e focadas no nosso objetivo que é ganhar. Nós acreditamos que é possível”, reforça a atleta do Académico FC.

Recorde-se que depois do jogo desta quinta-feira, Portugal desloca-se à Áustria para, no sábado, dia 24 de março, às 19h25 portuguesas, defrontar a seleção da casa, no Handballarena Rieden-Vorkloster, em Bregenz.

Só os dois primeiros classificados do Grupo 4 são apurados para a fase final do europeu em França, de 30 de novembro a 16 de dezembro de 2018. Quando faltam quatro jogos para terminar o apuramento, Portugal está em último lugar no grupo, sem pontos.

Artigo editado por Filipa Silva