João Sousa, número 80 do ranking ATP, está nos oitavos de final do Open de Miami depois de, este domingo, ter vencido o norte-americano Jared Donaldson, por 2-1. Recorde-se que, na eliminatória anterior, o tenista luso eliminou o belga David Goffin, atual nono do ranking mundial.

O tenista minhoto está a atravessar um bom momento de forma. Disso não têm dúvidas Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, e Pedro Cordeiro, ex-selecionador nacional.

Em conversa com o JPN, Vasco Costa admite que o jogo desta terça-feira, diante do sul-coreano Heyong Chung (16h00, hora de Portugal Continental), vai ser equilibrado e que está ao alcance do tenista luso: “Eu acho que na forma em que o João está se pode bater com quase todos os jogadores do mundo e acredito que poderá ganhar”.

Ainda sobre o jogo com o atual número 23 do ranking, Pedro Cordeiro afirma que vai ser complicado mas que é “perfeitamente possível” que o tenista luso passe à fase seguinte: “É um jogo difícil para ambos, mas se o João estiver no seu melhor, tem todas as possibilidades para passar esta eliminatória”, avança ao JPN.

O ex-selecionador acredita que o tenista de Guimarães tem as condições necessárias para alcançar o sucesso: “O João é um jogador que nunca se detém, que nunca aceita um jogo como perdido e se ele tiver hipótese, ganha a qualquer um”, remata.

João Sousa em provas anteriores

Desde o início do ano, nas competições em piso duro, o tenista de 28 anos já esteve por duas vezes nos oitavos de final – em Auckland (Nova Zelândia) e Sófia (Bulgária), torneios de categoria mais baixa que o de Miami – embora não tenha sido bem sucedido, pois perdeu frente a David Ferrer (35º ATP) e Maximiliam Marterer (73º ATP), respetivamente.

Em março, na prova de Indian Wells, nos Estados Unidos, João Sousa voltou a fazer um grande resultado ao bater o número cinco da hierarquia, Alexander Zverev, por 2-1, tendo sido  depois eliminado por Milos Raonic (25º ATP), nos 16 avos de final. Com as vitórias sobre Zverev e Goffin, João Sousa eleva para quatro o número de tenistas top-10 derrotados ao longo da sua carreira, depois de o ter feito com David Ferrer e Kei Nishikori no passado.

Ao vencer Jared Donaldson, João Sousa alcançou 150 vitórias ao longo de uma carreira de quase dez anos: 113 vitórias no ATP, 17 no Grand Slam, 19 na Taças Davis e uma nos Jogos Olímpicos.

Em maio de 2016, João Sousa conseguiu a melhor posição alcançada por um português no ranking ATP, o 28º lugar. Já o ano de 2017 não correu nada bem ao português que somou maus resultados, tendo caído até à 63ª posição. Já este ano, e até Indian Wells, Sousa continuou em queda na lista, mas está agora em ascensão, ocupando de momento, virtualmente, a 70ª posição.

Artigo editado por Filipa Silva