Arnaldo Moura, Daniel Lopes, Joana Oliveira e Sérgio Santos são as vozes por trás da iniciativa que faz renascer a ideia de passar na rua e assistir em direto à transmissão de rádio online. A primeira emissão da Rádio Baixa está marcada para o dia 14 de abril e terá emissões de sexta a domingo.

Definir o conceito nem sempre é fácil, mas Sérgio Santos, um dos fundadores da nova emissora, tentou explicá-lo ao JPN: “Uma rádio virada para a rua, uma rádio numa montra. O estúdio é uma loja no rés-do-chão e a rádio é feita para a rua.”

O projeto sem fins lucrativos nasceu com o objetivo de criar um espaço onde todos os amantes de música, profissionais ou amadores, possam ter o seu próprio programa de rádio e divulgar a música que mais gostam. Além disso, procura “atrair mais pessoas à Baixa de Coimbra”, conta Sérgio Santos.

A Rádio Baixa dirige-se sobretudo a pessoas que gostem de música e que desejem partilhá-la com a comunidade à sua volta, mas também a todos aqueles que apreciem ouvir novas melodias. Ao definir Coimbra como ponto de partida, o responsável acredita que o projeto ganhou um terceiro público: “todas as outras pessoas que trabalham e vivem na Baixa”.

De início, as emissões vão decorrer apenas aos fins de semana, mas o objetivo é conduzi-las diariamente. O público tem duas alternativas: deslocar-se até ao estúdio na Baixa da cidade ou ouvir a emissão a partir de casa, no website e redes sociais. Ao final do dia, os podcasts estarão disponíveis em plataformas como o Mixcloud ou Soundcloud para ouvir ou repetir a experiência.

O estúdio-montra da Rádio Baixa vai localizar-se na interseção entre o Largo da Freiria e a Rua Eduardo Coelho, antiga Rua dos Sapateiros, onde antes foi uma sapataria. Até o espaço estar concluído, a equipa tem transmitido às sextas-feiras à tarde a Matinée, evento onde um DJ é convidado a passar música.

A nova rádio comunitária vai receber artistas locais e nacionais todos os fins de semana e foca-se essencialmente na música. Ainda assim, a equipa quer “abranger outros tipos de programas de rádio”, afirma Sérgio Santos.

Quanto ao género musical, os fundadores pretendem “abranger o máximo de estilos possíveis”, mas notam que haverá uma maior tendência para música eletrónica.

Começar a transmitir, somar novos programas e aumentar o número de colaboradores, de apoios e a audiência são as expectativas para o futuro. Na inauguração do espaço da Rádio Baixa, no dia 14 de abril, o público pode contar com uma edição especial das 15h00 às 20h00 e com alguns “comes e bebes”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro