A Associação Europeia de Clubes (ECA, no acrónimo inglês) confirmou, esta terça-feira, várias alterações nas regras da Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia que vão entrar em vigor já na próxima temporada.

Em fevereiro, a UEFA tinha já anunciado uma série de mudanças ao nível do sistema de qualificação para a Liga dos Campeões e Liga Europa. Agora, são anunciadas medidas como a possibilidade dos clubes fazerem quatro substituições, em caso de prolongamento, nos jogos a eliminar das provas europeias.

O que vai mudar:

  • Mercado de inverno pode aquecer
    A partir da próxima época, os clubes vão poder inscrever até três novos jogadores na fase a eliminar da Champions ou da Liga Europa, mesmo que esses jogadores já tenham representado outra equipa na fase de grupos da prova.
  • Quarta substituição
    Vai ser possível haver uma quarta substituição mas apenas em caso de prolongamento nos jogos a eliminar da Liga dos Campeões e da Liga Europa, bem como na Supertaça Europeia.
  • 12 suplentes em finais europeias
    O número de jogadores no banco de suplentes vai passar de sete para um máximo de 12. Posto isto, vão poder estar em campo e no banco até 23 jogadores. Contudo, esta medida é aplicada apenas em finais europeias.
  • Novos horários
    Os jogos da Liga dos Campeões vão passar a ser às 20h00. Recorde-se que, até ao momento, eram realizados às 19h45. Na fase de grupos, vão passar a haver quatro jogos em cada jornada, às 17h45, dois à terça-feira e dois à quarta-feira.
    Na Liga Europa, os jogos vão ser às 17h55 e às 20h00, sendo que os quartos de final, as meias e a final vão ser às 20h00.
    A Supertaça Europeia deste ano (Tallinn, 15 de agosto) vai ser realizada às 20h00.
  • Novo fair-play financeiro
    Com vista a uma maior “transparência”, os clubes europeus dizem-se empenhados em melhorar a aplicação do fair-play financeiro, em vigor desde 2010. Todos os clubes inscritos nas competições europeias podem ser investigados, a partir da próxima temporada, se tiverem prejuízos superiores a 100 milhões de euros.
    Para além destas medidas, a ECA e a UEFA já tinham chegado a um acordo relativamente aos prémios de participação na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Segundo o “Mundo Deportivo”, a receita disponibilizada pela UEFA para a Champions, na época passada, era de 2.300 milhões. Na próxima temporada vai ser de 3.400 milhões (um aumento de 1.100 milhões). Desse total, para os clubes da Liga dos Campeões vão ser distribuídos 1.900 milhões, mais 500 milhões que na época passada.

A qualificação para a fase de grupos vai passar a render aos clubes 15 milhões. Uma vitória equivale a 2,7 milhões e um empate a 900 mil euros. O vencedor da prova leva a taça e 19 milhões de euros.

Os prémios abrangem também a Liga Europa. A UEFA antes dispunha de 400 milhões para a prova. Na próxima temporada vão ser distribuídos pelos participantes mais 100 milhões.

De notar que o facto de Portugal ter descido no ranking da UEFA fez com que o campeão nacional da liga portuguesa seja a única equipa com acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

O segundo, por sua vez, vai ter de participar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e, depois, no play-off. Se for eliminado, independentemente da eliminatória, entra diretamente na fase de grupos da Liga Europa.

O terceiro classificado passa para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa e o quarto, para a segunda. Por fim, o vencedor da Taça de Portugal tem entrada direta na fase de grupos da Liga Europa.

Artigo editado por Filipa Silva