A Associação dos Amigos do Coliseu do Porto (AACP) aprovou a estratégia apresentada a 28 de março pelo presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, para viabilizar a realização de obras no edifício do Coliseu. A proposta foi aprovada esta segunda-feira, em Assembleia Geral extraordinária, por unanimidade.

Agora a prioridade nas negociações é encontrar um modelo jurídico que permita a realização das obras no edifício. A transmissão do edifício ou a cessão temporária da sua utilização, numa espécie de “trespasse” à autarquia, poderão ser as soluções, mantendo-se a atividade e gestão sob alçada da associação.

O contrato-patrocínio com a Ageas foi também aprovado, com dois votos contra e uma abstenção. A seguradora vai apoiar o Coliseu com 900 mil euros – 300 mil por ano, durante três anos – para a realização das obras e, em contrapartida, o espaço adota o nome de Coliseu Porto Ageas. No final dos três anos, o contrato poderá ser renovado por valor e período iguais.

As obras, consideradas “urgentes” na cerimónia que teve lugar a 28 de março, estão estimadas em seis milhões de euros e devem envolver a cobertura do edifício, a torre e os revestimentos interiores.

Na próxima quinta-feira, dia 12 de abril, às 18h30, celebra-se a assinatura da parceria entre o Coliseu do Porto e a Ageas. A cerimónia terá lugar na sala principal e foyer do Coliseu.

Artigo editado por Filipa Silva