Este ano, o ciclo literário “Quintas de Leitura” vai sair do palco do Teatro Campo Alegre e passar por alguns espaços emblemáticos da cidade do Porto. Em abril, o local escolhido foi o Clube Pérola Negra, na Rua Gonçalo Cristóvão.

Um dos mais antigos e famosos bares de striptease do Porto, o Pérola Negra foi reabilitado em 2016. Manteve-se o nome, mudou-se a filosofia: é agora uma discoteca revivalista, tendo preservado também a decoração “sui generis” e o “décor kitsch” – madeiras escuras, sofás vermelhos, paredes espelhadas, bola de espelhos e um varão.

É neste ambiente um tanto ou quanto peculiar que serão declamados textos de Bocage, António Botto, Mário Cesariny, Alberto Pimenta, Fernando Assis Pacheco, António Maria Eusébio (O Calafate), Adília Lopes, João Habitualmente, Luiz Pacheco, entre muitos outros.

Em tom provocatório, a organização das “Quintas de Leitura” deixa um aviso: “No paraíso só se entra com uma escavadora” – em alusão a um verso de Raquel Nobre Guerra.

A dar corpo, voz e alma vão estar no Pérola Negra artistas como Frankie Chavez (voz e guitarra), Cláudia Clemente (mestre de cerimónias e tudo), Ana Celeste Ferreira (voz) e Ricardo Caló (piano), Isaque Ferreira, Renato Filipe Cardoso e Rui Spranger (“stand up poetry”), Ana Celeste Ferreira, Mónica Guerreiro e Sandra Salomé (leituras) e António Gonçalves (imagem de divulgação).

Esta quinta-feira (12) a partir das 22h00 no Pérola Negra, a sessão de literatura é para maiores de 18 anos e o bilhete custa 5 euros.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro